An Lise Do Sitema De Abastecimento Da Regi O Metropolitana De S O Paulo

2098 palavras 9 páginas
UNIANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Universidade Bandeirante de São Paulo
Campus ABC
Curso de Engenharia Civil

Análise do sistema de abastecimento de água da região metropolitana de são paulo

São Bernardo do Campo
2014

ANÁLISE DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

Monografia apresentada, como exigência parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Civil, na UNIANHANGUERA, sob a orientação Dr, Ms, Edgar Manuel Miranda Samudio.

São Bernardo do Campo
2014

RESUMO

ABSTRACT

LISTA DE FIGURAS

LISTA DE TABELAS

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Capítulo 1 - Sistema de Abastecimento Cantareira

Na Região Metropolitana de São Paulo, o sistema de abastecimento é integrado: sendo 8 complexos responsáveis pela produção de 67 mil litros de água por segundo, para atender 33 municípios atendidos pela Sabesp e outros 6 que compram água por atacado (Santo André, São Caetano do Sul, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Diadema e Mauá)
Entre os complexos citados acima, o foco da presente pesquisa é o Sistema Cantareira, que trata 33 mil litros de água por segundo tratam-se de um dos maiores sistemas produtores de água do mundo. As seis represas que compõem o complexo estão em diferentes níveis e são interligadas por 48 km de túneis para aproveitar os desníveis e a acumulação de água por gravidade. Com seus 15 km², São Caetano do Sul é abastecida em 100% pelo Sistema Cantareira da Sabesp, que por sua vez é alimentado, principalmente, pelos rios Jaguari e Jacareí, cujas nascentes estão localizadas no Estado de Minas Gerais. Da nascente até sua torneira, a água percorre aproximadamente 140 quilômetros. Nesse percurso, recebe as águas de mais três rios: o Cachoeirinha, o Atibainha e o Juqueri. Passa por quatro reservatórios e é bombeada para um reservatório artificial, situado a 120 metros de altura, e finalmente chega à Estação de Tratamento do Guaraú, onde é tratada.
Após tratamento, segue para a Estação Elevatória do

Relacionados