AN LISE DO PROCESSO DE CONCESS O DE CR DITO UM ESTUDO DE CASO DA ALFENAS COM RCIO DE INSUMOS AGRICOLAS

5538 palavras 23 páginas
ANÁLISE DO PROCESSO DE CONCESSÃO DE CRÉDITO UM ESTUDO DE CASO DA ALFENAS COMÉRCIO DE INSUMOS AGRICOLAS
GABRIELA FREIRE PEREIRA
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELANO-UNIFENAS
1 INTRODUÇÃO
O crédito proporciona às empresas maior ampliação de atividade e, consequentemente, geração de emprego e renda. O crédito é usado pelo comércio e indústria como um organismo de política financeira na venda a prazo de seus produtos e serviços. O processo de concessão de crédito também inclui riscos, daí o receio constante com os critérios para avaliar as condições econômico-financeira das organizações e pessoas que procuram recursos.
Segundo Santos (2003) apud (PINTO; MARTINS, 2011) , define-se crédito em finanças como a modalidade de financiamento destinada a possibilitar a realização de transações comerciais entre empresas e seus clientes. A oferta de crédito por parte de empresas deve ser vista como um importante recurso estratégico para alcançar a meta principal da administração financeira, ou seja, a de atender as necessidades de todos os supridores de capital e agregar valor ao patrimônio dos acionistas.
Na comercialização de insumos agrícolas o crédito é considerado como um fator essencial para a sobrevivência das organizações, nesse mercado onde são negociados altos volumes e valores, levando em consideração o prazo diferenciado de safra que pode chegar a 550 dias. Uma análise de crédito criteriosa dos clientes enquanto pessoas físicas ou jurídica é fundamental e necessária antes liberar a venda.
Os distintos tipos de créditos empregadas pelas empresas atualmente procuram atender as necessidades dos clientes e das organizações. Sá (2004) apud (PINTO; MARTINS, 2011), comenta que algumas empresas acreditam que o departamento de Crédito e Cobrança deve atuar apenas como de uma mera cobrança. Não se dá conta de que neste setor as funções se inserem num contexto muito mais amplo.
Devido à crise de 2008 com a nova situação econômica, a análise de crédito e suas as políticas de

Relacionados