An Lise Do Livo Cap O Pecado

2415 palavras 10 páginas
ANÁLISE DO LIVRO CAPÃO PECADO

Introdução:
Muitos se questiona atualmente sobre o modo como as escolas/professores tratam as obras literárias. Na maioria das vezes apenas são transmitidos aos alunos fragmentos de obras para compreender as características de um certo período literário. Porém, não seria mais interessante dar ao aluno a possibilidade de ler e identificar, talvez, tais características? E outro ponto que se discute: muitas obras contemporâneas são “esquecidas” ou nem sequer são reconhecidas como literatura. O fato é que é existe uma barreira entre o que é e o que não é “literatura”.
Resende aponta que jovens escritores não são muito reconhecidos no ambiente acadêmico ou até mesmo no mercado. Mas a expansão da internet abriu mais espaço para eles.
“A maior novidade, porém, está seguramente na constatação que novas vozes surgem a partir de espaços que até recentemente estavam afastados do universo literário. Usando seu próprio discurso, vem hoje, da periferia das grandes cidades, forte expressão artística que, tendo iniciado seu percurso pela música, chega agora à literatura”. (RESENDE, p. 17)
O seguinte trabalho visa analisar uma obra literária contemporânea, ou seja, discussão do movimento da Literatura Marginal contemporâneo (marginal pois se refere à uma linguagem coloquial) iniciado na década de 90 a fim de perceber como é construída a narrativa identificando na história os elementos composicionais da época que constituem a obra.
Para tanto, a obra que será analisada se refere aos anos 2000, cujo nome é “Capão Pecado” de Ferréz. O livro faz relação com a realidade de uma periferia de São Paulo, mundo de tráfico, drogas, prostituição e violência. Tais pontos serão discutidos reforçados por meio de embasamentos teóricos.

Sobre o autor:
Ferréz é o nome artístico de Reginaldo Ferreira da Silva. O paulistano de 40 anos (1975) é um romancista, contista e poeta. É ligado à corrente considerada literatura marginal por ser desenvolvida na

Relacionados