An Lise Do Discursofundamenta O

3346 palavras 14 páginas
1.1.1- A Análise do Discurso
Muitas especificidades são apresentadas perante os vários manifestos sociais que ocorrem e já ocorreram em nosso país; assim, as vozes das ruas ecoam seus pertencimentos, ideologias e identidades em discursos que se proliferam e evidenciam uma heterogeneidade discursiva.
A linguagem enquanto discurso não constitui um sistema de signos utilizados apenas para comunicação ou pensamento, pois ela é interação, um modo de produção social, um lugar apropriado para a manifestação da ideologia. A linguagem é um lugar de conflito, de confronto ideológico em que seus processos constitutivos são histórico-sociais, não podendo ser estudada fora da sociedade e nem de suas condições de produção.
Orlandi (2013), pontua que a Análise de Discurso não trata da língua, não trata da gramática, embora todas essas coisas lhe interessem. Ela trata do discurso e essa palavra tem em si a ideia de curso, percurso, movimento, de correr por. Assim, para a autora, o discurso é palavra em movimento, prática de linguagem. A análise de discurso não trabalha com a língua enquanto um sistema abstrato, mas com a língua no mundo, considerando a produção de sentidos enquanto parte de suas vidas, seja enquanto sujeitos, seja enquanto membros de uma determinada sociedade.
Para Orlandi (2013), a análise do discurso visa fazer compreender como os objetos simbólicos produzem sentidos, analisando, assim, os próprios gestos de interpretação que ela considera como atos no domínio simbólico, pois eles intervêm no real do sentido. Assim, origina-se a Análise do Discurso que, de acordo com Mussalim. (2003), há mais de um tipo:
Ao falarmos da especificidade da AD que não há apenas uma Análise do Discurso (...), em decorrência dessa fronteira instável sobre a qual ele privilegia o contato, surgem diferentes “Análises do Discurso”. Classicamente considera-se que, se uma delas mantém uma relação privilegiada com a História, com os textos de arquivo, que emanam as instâncias

Relacionados