AN LISE DE CAPAS (Watchman)

1088 palavras 5 páginas
ANÁLISE DE
CAPAS
REFERENTES AS OBRAS: “O CORTIÇO” E “WATCHMEN”

O CORTIÇO


Publicado em 1890, "O Cortiço” de Aluísio de Azevedo é a síntese do
Naturalismo brasileiro, sua melhor e mais acabada expressão.
Constituindo-se em um dos melhores retratos do Brasil do fim do
Segundo Império, a obra recria a realidade dos agrupamentos humanos sujeitos à influência da raça, do meio e do momento histórico. 

Por ser um livro bastante antigo, já surgiu várias edições publicadas, cada uma com capas diferentes. Uma edição em especial chamou a atenção por ter ligação com o outro tipo de leitura que tivemos acesso esse bimestre, o HQ, onde “O Cortiço” é retratado em quadrinhos. A capa pertencente a edição lida pelo grupo é :

CAPAS DE OUTRAS EDIÇÕES
1

2

3

1 e 2– Edição adaptada feita por
Rodrigo Rosa e Ivan Jaf.


As duas edições são HQ’s e trazem uma bela linguagem não-verbal, passando realmente aquilo que ocorre durante o livro. A capa 1 trás João Romão em destaque e algumas cenas que ocorrem durante o livro, exemplo: Bertoleza ao fundo sempre trabalhando, a briga de Jerônimo e Firmo, Rita Baiana, as lavadeiras trabalhando, Miranda sendo posto como Barão, conseguindo assim passar de forma bastante resumida o livro.



Já a 2 também trás uma ótima linguagem não-verbal deixa claro o que é tratado no livro, Bertoleza aparece escamando peixe, João Romão no portão do Cortiço, significado algo como colocar ordem, e lá dentro estão às roupas estendidas, lavadeiras trabalhando, o aglutinado de casas e no fundo a pedreira.



A capa 3 é uma edição da editora Melhoramentos, onde trás a ideia do cortiço pois aparece as portinhas uma ao lado das outras, uma roupa estendida, um pouco de sujeira nos cantos, trazendo realmente à imagem de cortiço repassada no livro.



Watchmen é uma série de história de quadrinhos escrita por Alan
Moore e ilustrada por Dave Gibbons, publicada originalmente em doze edições mensais pela editora estadunidense DC Comics entre
1986 e 1987. Cada

Relacionados

  • 57 mil emails
    116212 palavras | 465 páginas