An Lise Da Observa O Livre Carol1

867 palavras 4 páginas
Análise de um aluno do ensino regular

O aluno observado atende pelo seu nome, obedece aos comandos com eficiência, porém quando é contrariado não consegue reagir bem. Tendo ataques histéricos, machucando aos outros além de se machucar, sai de controle.
Durante a aula o aluno não se mantém sentado na cadeira, anda pela sala. Quando está na cadeira está entretido com seu material escolar todo espalhado pela sua carteira. Consequentemente não se concentra na aula que está sendo ministrada. Quando se pronuncia observamos uma dificuldade em se articular com a fala. Quando a fala acontece no meio da aula, não é adequada, acaba saindo contexto em que a aula está se desenvolvendo.
Apresenta grande dificuldade de comunicação, não anda com nenhum colega da turma, nem durante o recreio e nem durante a aula, tendo, no entanto grande dificuldade de interação.
O aluno sai da sala sem permissão, principalmente quando está em um ataque de birra.

Análise da Observação Livre

De acordo com visita realizada em 2 de junho de 2015, quanto ao colégio, pediu sigilo por ser uma instituição particular, a partir da observação livre de uma criança de sexo masculino, 07 anos, aluno do 2º. ano do Ensino Fundamental, do turno integral, identificou-se os seguintes comportamentos:
- não senta na cadeira;
- anda pela sala;
- brinca com o material escolar;
- não presta atenção à aula;
- dificuldade na articulação da fala;
- dificuldade de comunicação
- discurso não adequado ao contexto;
- sai da sala sem permissão;
- ataques de birra.
Realizou-se pesquisa bibliográfica para compreensão do quadro descrito acima e a hipótese diagnóstica levantada é o autismo. Neste transtorno do desenvolvimento é necessário haver o comprometimento dos três pés do tripé1 abaixo e que os sintomas tenham tido início antes dos três anos de idade (GIKOVATE, 2009). Infelizmente, não se tem a informação detalhada sobre o desenvolvimento da criança observada, mas o conjunto de sinais visualizados, na sala de aula, aponta

Relacionados