An Lise Da Obra1

790 palavras 4 páginas
Análise da obra

Pormenor do quadro.
A obra é assinada sobre uma folha de papel que aparece embaixo à esquerda, em caracteres gregos minúsculos: “Doménikos Theoto [Kópulos]Krès Ep[oíei]”.
O momento do espoliação não era um tema frequente naquela época na arte ocidental. Na composição representa Cristo no centro, olhando para o céu com uma expressão de serenidade, vestido com uma túnica de cor vermelha intensa, que domina o resto da composição; e no seu redor, uma multidão de figuras dispostas a despi-lo para começar a Paixão. Tanto o modelado das figuras como o cromatismo provêm da sua época veneziana.7
A idealizada figura de Jesus Cristo destaca-se vigorosamente e parece alheia ao gentio violento que o rodeia. Uma figura na parte traseira com um chapéu vermelho aponta acusadoramente a Jesus, enquanto outros dois discutem sobre as suas vestiduras. Outro homem vestido de verde à esquerda de Jesus sujeita-o com uma corda e vai a proceder a despi-lo para a crucifixão. Enquanto outro vestido de amarelo na parte inferior direita inclina-se para a cruz e perfura um buraco para facilitar a inserção de um cravo que atravessará os pés de Jesus. O rosto melancólico de Jesus fica violentamente justaposto às figuras dos seus executores, que se amontoam em torno dele, criando uma impressão de desordem com os seus movimentos, gestos, picas e lanças.8 No canto inferior esquerdo aparecem as três Marias contemplando a cena com angústia.
A figura preparando a Cruz poderia derivar de uma figura similar inclinada num tapiz de Rafael e de um cartão do milagre da coleta de peixes, que poderia ter conhecido durante a sua estadia romana.
Cossío no seu célebre livro sobre El Greco realizou o seguinte análise sobre este quadro:

Pormenor: as três Marias olham com melancolia como um homem, pintado em atrevido escorço, perfura a cruz para cravar os pés de Jesus. O pé branco que será cravado é representado no meio, estabelecendo um forte vínculo.
El Greco devia representar Jesus, não como

Relacionados