An lise da Can o da Intereza

Páginas: 4 (839 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015





Resumo e Comentário Crítico:
A Canção da Inteireza


















“A Canção da Inteireza - Uma Visão Holística da Educação"

Inicialmente o autor fala de paradigmas que na percepção doautor é conceituado como “uma constelação de crenças e valores que determina o modo de pensar e agir do homem de uma determinada época”. Ele fala de mudanças paradigmáticas,onde a primeira ocorreu napassagem do modelo teocêntrico para o antropocêntrico,no qual Deus deixa de ser o centro de tudo para o homem ser o centro de tudo,após isso ele fala de uma crise no paradigma antropocêntrico e dosurgimento de um novo paradigma que é denominado ecocêntrico,ou holístico.
O paradigma teocêntrico foi construído baseado no orfismo e cristianismo, foi sistematizado no mundo medieval, ele separou amatéria de espírito e defendeu que somos essencialmente alma, diferentemente do antropocêntrico que orienta o saber e a ação pela razão e pela experimentação, o que resultou na crise multidimensional quevivemos, como a agudização da violência por exemplo. Já o ecocêntrico que é o holístico,procura a totalidade das coisas onde os eventos não são separados,é uma teia de relações.Dessa forma o homem nãoé o centro,mas um fio dessa grande teia.Ele não é só razão,mas também paixão,sentimento,sensação,espírito.
Na segunda parte, o autor vai levantar fundamentos filosóficos para discutir a coerência dateoria holística. Nela o homem é um todo que se identifica consigo mesmo como um ser autônomo e,igualmente,como um elemento essencialmente participante de totalidades maiores,já o educar significautilizar práticas pedagógicas que desenvolvam simultaneamente razão,sensação,sentimento e intuição e que estimulem a integração intercultural e a visão planetária das coisas,em nome da paz e da unidade domundo.Vai mostrar também a aproximação com certas teorias se da aprendizagem,onde a prática de ensino com um catálogo de como deve ser o educador que é portador de uma visão holística da vida.E...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • An lise
  • AN LISE E
  • An Lises
  • An Lise
  • An Lise
  • Exp3 An Lise De Malhas E An Lise Nodal
  • AN LISE BIBLIOGRAFICA 2
  • O Monge E O Executivo An Lise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!