An Lise Cr Tica Pasta De Alho Condimentada

2205 palavras 9 páginas
Universidade Estadual do Centro-oeste – UNICENTRO
Departamento de Engenharia de Alimentos – DEALI
Tópicos Especiais em Engenharia de Alimentos

Análise crítica
Elaboração e caracterização físico-química, microbiológica e sensorial de produtos desidratados obtidos a partir de matérias-primas amplamente consumidas na Amazônia

2015
Ana Maria Santos, Bruna S. Garais, Lídia E. Sabbi

Análise crítica

2015
Análise crítica do artigo intitulado “Elaboração e caracterização físico-química, microbiológica e sensorial de produtos desidratados obtidos a partir de matérias-primas amplamente consumidas na Amazônia”.

Prezadas autoras, seguem abaixo algumas considerações referentes ao trabalho já citado.

INTRODUÇÃO O crescimento populacional aumenta a necessidade de uma produção de alimentos otimizada, com reduzidas perdas na cadeia produtiva. Em resposta a tal necessidade, surgem novos processos, os quais geram novos produtos. Um exemplo são os produtos desidratados, que possuem processamento relativamente simples.
O processo de secagem é de grande importância para a conservação de alimentos, pois é de baixo custo e de fácil operação. A redução de atividade de água reduz a chance de deterioração e aumenta a vida de prateleira do produto, mantendo as características sensoriais próximas às do produto in natura.
Juntamente com o aumento da produção de alimentos, surge o aumento na procura de alimentos saudáveis e funcionais. O consumo de alho, e outros vegetais da família Allium, pode diminuir a incidência de câncer, principalmente na região gástrica. Além disso, o alho também possui, dentre outras, propriedade antibiótica e anti-hipertensiva.
Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi desidratar alfavaca e coentro, com posterior elaboração de pastas de alho condimentadas com as hortaliças desidratadas. Análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais do produto final foram realizadas.

AUTORAS
1 - OLIVEIRA, D. C.

Relacionados

  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas