An Lise Cr Tica Do Filme Narradores De Jav 2

2793 palavras 12 páginas
Trabalho de Psicologia Social Comunitária
Prof. Alessandro de Oliveira Campos

Análise crítica do filme Narradores de Javé

Debora Diana Marcondes
3º semestre noturno
RA SPG 001787
Universidade São Camilo
Análise crítica do filme Narradores de Javé

O filme da cineasta Eliane Caffé, graduada em Psicologia pela PUC-SP, e que ganhou o prêmio de melhor filme no VII Festival Internacional de Cinema de Punta Del Leste em 2004, retrata a vida dos moradores de um vilarejo nordestino, Javé, que está prestes a ser inundado pelas águas de uma usina hidrelétrica que será construída naquele local. Revoltados, eles se juntam e decidem lutar para que isso não aconteça. Sem saberem muito bem por onde começar ou o que fazer, um dos moradores dá a ideia de escrever uma narrativa contando a história da cidade, pois isso iria ter crédito como “documento científico” e assim provariam que a cidade tem um patrimônio histórico a ser preservado, o que poderia evitar a construção da usina.
Eles decidem então delegar a tarefa de escrever esse livro a um único morador que sabia ler e escrever, o ex-funcionário dos correios da cidade, Antonio Biá, muito bem representado na tela pelo ator José Dumont. Os moradores são analfabetos, mas todos tem na memória a história da vila. Todos querem participar da narrativa e contar a sua versão da origem da Vila de Javé.
Entre narrativas da realidade, outras fantasiosas, tradições, crenças, “causos”, lendas, cada morador tem a sua versão pessoal da história da cidade. Através dessas narrativas o filme se desenrola, mostrando as dificuldades e pobreza da vida do nordestino, e ao mesmo tempo a diversidade de sua cultura e linguagem oral. O filme acaba sendo também uma referência ao abandono e exclusão a que as classes mais pobres são relegadas e à injustiça que sofrem. Penso que estes dois temas, a cultura de um povo esquecido mostrada através de sua linguagem oral e a questão da dominação, exclusão e injustiça que os habitantes de Javé

Relacionados