An Lise Cr Tica Do Document Rio Nibus 174

2577 palavras 11 páginas
Uma análise crítica do documentário “Ônibus 174” de José Padilha, por Aderlan Messias de Oliveira
Ônibus 174: Ficção ou realidade?

Uma análise crítica do documentário “Ônibus 174” de José Padilha

Aderlan Messias de Oliveira - acadêmico do 4º semestre de Direito/FASB 2008.2

MsC Nelson Gomes de Santana Silva e Júnior - professor de Psicologia Jurídica

O documentário “Ônibus 174” traz na sua narrativa o relato do seqüestro do ônibus 174, composto de dezenas de passageiros que tiveram seu destino interrompido naquele momento, em pleno bairro Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, em junho de 2000, pelo jovem algoz da tragédia Sandro Nascimento. O que se viu neste dia pela mídia não foi nenhum filme de ficção, mas sim a realidade da violência urbana, da insegurança pública, dos equívocos cometidos pela polícia, bem como da invisibilidade dos sujeitos caracterizada na figura do seqüestrador Sandro.

O episódio do seqüestro mostra nitidamente o reflexo da violência urbana nas grandes cidades em que os protagonistas são, na maioria das vezes, se não em todas, vítimas de uma sociedade que não oferece condições dignas de vida como educação, moradia, saúde, trabalho, lazer, segurança. A estas pessoas que, como Sandro, possuem um histórico biográfico lamentável. Como visto, Sandro assistiu à violência e ao degolamento de sua própria mãe, grávida de cinco meses e, sem pai, cai no mundo da marginalidade. Conseqüentemente, sem nenhuma oportunidade de vida melhor, transforma-se em um jovem revoltado e violento, inserindo-se no mundo do crime, não como opção, mas como meio de assegurar a sua própria sobrevivência.

Neste contexto, cumpre mencionar que grande parte dos problemas como a marginalidade está arraigado à falta de emprego, pois se os governantes roubassem menos e não se envolvessem tanto em escândalos como o mensalão, caixa dois, cartões corporativos, lavagem de dinheiro, propina e tantos outros atos ilícitos e, investissem massiçamente na geração de empregos a

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas