An Lise Comparativa Do PGCA Com O SNC

1982 palavras 8 páginas
Análise Comparativa do PGCA com o SNC
O presente capítulo apresenta uma análise comparativa dos objetivos da Contabilidade quer em Portugal quer em Angola. No seguimento do proposto, é feita a comparação entre as características da informação financeira de acordo com a regulamentação de cada um dos dois países, os documentos contabilísticos obrigatórios, a valorimetria aplicada naqueles normativos, e termina com uma análise comparada das contas feitas respetivamente em normativos angolano e português.
3.1 Objetivos das demonstrações financeiras
A parte do plano geral de Contabilidade angolano intitulada «demonstrações financeiras», o ponto 2, relativo aos objetivos, refere que as demonstrações financeiras proporcionam aos seus utilizadores, informação de apoio à tomada de decisões acerca da posição financeira, desempenho e alterações na posição financeira de uma entidade (Minfin, 2001).
Em Portugal, os objetivos das demonstrações financeiras estão inseridos no anexo ao decreto-lei nº158/2009 de 13 de julho, ponto 2. O objetivo das demonstrações financeiras de finalidades gerais é proporcionar informação acerca da posição financeira, do desempenho financeiro e dos fluxos de caixa de uma entidade que seja útil a uma vasta gama de utentes na tomada de decisões económicas. As demonstrações financeiras também mostram os resultados da condução, por parte do órgão de gestão dos recursos a eles confiados (SNC, 2013).
Para facilitar esta análise comparativa, apresenta-se na tabela abaixo, os objetivos das demonstrações financeiras segundo o PGC e o SNC. Tabela : comparação dos objetivos das demonstrações financeiras entre o PGCA e o
SNC Alteração na posição financeira

OBJETIVOS
PGCA
SNC

Proporcionar informação sobre:
Posição financeira
Sim
Sim
Desempenho
Sim
Sim
Alteração na posição financeira
Sim
Sim
Mostrar resultados
Sim
Sim
Responsabilidade pela preparação das DFs.
Órgão de gestão
Órgão de gestão

Ao analisar o quadro acima, verifica-se que as

Relacionados