An Lise CEPLAR

321 palavras 2 páginas
ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO “FORÇA E TRABALHO” ELABORADO PELA CEPLAR.

O material didático analisado foi elaborado pela Campanha de Educação Popular da Paraíba (CEPLAR), que foi criada em 1962 por um grupo de jovens, recém formados, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade da Paraíba.
Essa campanha acabou rasteiramente após o golpe militar, já que muitas pessoas envolvidas nela foram presas, torturadas e até mortas. O material didático produzido foi, em sua maioria, destruído pelos militares, restando poucos exemplos.
O material “Força e Trabalho” foi um livro de leituras e exercícios criado para recém alfabetizados em 1963, que nem chegou a ser impresso por conta do golpe de 1964.
As páginas são marcadas pelo sentimento de união e liberdade dos trabalhadores e a busca de seus direitos e melhorias na forma de trabalho. Traz o trabalho como necessário a formação do ser humano, como construção social e fortalece o sentimento de luta e de busca dos seus direitos, apoiando os movimentos sindicais.
Esse aspecto é percebido principalmente nos textos, porém, permanece durante todos os exercícios, inclusive os problemas matemáticos, que sempre partem de uma situação que poderia ser vivenciada pelos alunos. As palavras utilizadas também são do cotidiano dos trabalhadores, como por exemplo, trabalho, luta, trabalhador, liberdade, pão.
Outro aspecto marcante é a mecanização dos exercícios, característica comum à época em que o material foi escrito, já que naquele momento a forma tradicional de ensinar era a utilizada, uma vez que as discussões acerca de uma nova metodologia ainda não tinham ganhado força.
O material é muito interessante e apesar dos exercícios serem mecanizados, partem da vivência e realidade dos alunos, vendo-os como os adultos que são, com conhecimentos e pensamentos próprios, o que, creio que seja um avanço para época, principalmente contrapondo esse material com o elaborado pelas campanhas oficiais, que viam os adultos analfabetos

Relacionados

  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas