An Lise Behaviorista Do Filme Laranja Mec Nica

974 palavras 4 páginas
O filme Laranja Mecânica do diretor Stanley Kubrick, é uma adaptação do romance de John Anthony Burgess Wilson que, unido às teorias comportamentalistas, consegue transmitir às pessoas noções de como ocorre o funcionamento e a assimilação dos estímulos para que ocorram determinadas respostas.
A análise do filme Laranja Mecânica será baseada no condicionamento pavloviano (condicionamento respondente) que se refere ao processo e ao procedimento pelos quais os organismos aprendem novos reflexos a partir de um reflexo inato. Mas antes disso falarei um pouco do reflexo inato para melhor entendimento.
Temos nossos reflexos inatos, que são nossos reflexos fisiológicos, como por exemplo, um cisco (estimulo) cai no meu olho logo eu lagrimejo (resposta) esse é nosso reflexo inato. O reflexo inato faz parte da nossa história filogenética. Outra característica desenvolvida que na nossa história filogenética de grande importância para nossa sobrevivência foi que aprendemos novos reflexos que é o condicionamento pavloviano.
Sabendo tudo isso pode dizer que se os organismos podem aprender novos reflexos, podem também aprender a sentir emoções (respostas emocionais) que não então presentes em seu repertório comportamental quando nascem. Citarei o experimento clássico do Condicionamento Pavloviano que Watson fez em 1920 com o bebê Albert. Sua experiência foi testar se o condicionamento pavloviano seria útil para o estudo das emoções e se provou verdadeiro. Sua intenção foi verificar se o Albert aprenderia ter medo de algo que não tinha (ratinho). Como já sabemos um reflexo é condicionado a partir de outro existente, sendo assim Watson em um ambiente controlado listou os reflexos inatos do bebê Albert. E para essa experiência usou o barulho alto e estridente (som estimulo) eliciando o medo ( resposta) no bebê. Watson depois de testar se o bebe não tinha mesmo o medo do rato, fez o emparelhamento do estímulo incondicionado (som estridente) com o estímulo neutro (rato) para a

Relacionados

  • alienaçao
    138768 palavras | 556 páginas
  • Apostilapedagogica2011
    285611 palavras | 1143 páginas