An Lise Antropol Gica Do Filme Avatar

1436 palavras 6 páginas
Análise antropológica do filme “Avatar”
Muito mais que um filme de ação repleto de incríveis efeitos especiais, Avatar traz uma bela reflexão sobre o choque de culturas decorrente da expansão da ordem social moderna e suas terríveis consequências para as sociedades tradicionais.
Passando-se no ano de 2156, o filme tem como pano de fundo a exploração de um planeta chamadoPandora, com incríveis belezas naturais e habitado por um povo chamado de Nav’i — humanoides azuis de membros longos que vivem em harmonia com o seu habitat. Uma poderosa empresa privada tem a primazia da exploração do território conquistado, que contém um valioso minério. Contudo, a maior reserva já encontrada deste inestimável mineral está localizada exatamente sob o território da comunidade nativa. Assim, é enviado um grupo de cientistas conectados a avatares idênticos aos nativos, artificialmente criados para interagir com os alienígenas e fazê-los sair pacificamente de suas terras. O problema está no fato de que para os nativos o local onde vivem possui um valor religioso, pois ali é supostamente a morada da sua deusa, Eywa.
O soldado Jake Sully, designado para acompanhar a equipe de cientistas, perde-se de seu crewdurante uma expedição e acaba entrando em contato com os Nav’i. A partir daí ele vai conhecendo o seu modo de vida, o que precisa aprender para viver em comunidade e os rituais de iniciação para tornar-se um guerreiro. Sully se encanta com os nativos e percebe o niilismo da sua própria vida, como um paraplégico sem qualquer perspectiva no mundo civilizado — ao começar a se questionar se antes sua vida era apenas uma mentira e, agora, diante da simplicidade e beleza da comunidadeNav’i, acredita ter finalmente encontrado a verdade.
Com o roteiro muito similar aos filmes como Dança com Lobos e O Ultimo Samurai, em alguns momentos chega a lembrar Matrix, o longa mostra de maneira extremamente realista o modo de vida do povo de Pandora. Claramente inspirado nos povos tradicionais, mas

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • O futuro da música
    63580 palavras | 255 páginas