An'alise estatuto do idoso

383 palavras 2 páginas
AII-2_Leitura do Guia de Estudos, vídeos e Produção de texto individual.
Tutora Juliene
Leandro G. Lopes RA: 481734
Através da analise dos vídeos indicados, e da leitura das unidades 2.3 a 2.5 do guia de estudos de Psicologia da Educação II, foi possível fazer algumas ponderações importantes sobre a condição de se tornar idoso.

De acordo com CARMO (2012) para algumas sociedades a condição de idoso, significa uma posição de respeito e autoridade, justificadas no conhecimento e experiências adquiridas durante os anos vividos, porem há quem desvalorize as pessoas que se encontram nessa condição, por julgarem que o idoso é incapaz de ter um raciocínio logico, condições de locomoção e realização de afazeres e praticas sociais. Justamente por essa situação onde os idosos são pré-julgados, e de sofrem com o descaso e abando de seus entes próximos, que foi criado em setembro de 2003 o “Estatuto do Idoso”, que regulamenta, e estipular manobras sociais e politicas para garantir o bem estar dos idosos.
CARMO (2012, p44) fala que na velhice ocorrem algumas perdas significativas das condições biopsicossociais, como diminuição da capacidade de locomoção, visão e audição, perda de cônjuges, ruptura na estrutura familiar com o casamento dos filhos, chegada dos netos, juntamente com uma perda ou diminuição do valor social e afastamento do mundo produtivo. No vídeo “Respeito e Valorização do Idoso”, é possível observar tais situações, durante as entrevistas é possível “conhecer” as histórias de idosos que estão abrigados em asilos e “lar para idosos” distantes de seus familiares, mas também é possível conhecer histórias diferentes, como do casal de idosos que se mantem trabalhando em seu comercio.
CARMO (2012, p44) pondera que houve muitos avanços que possibilitaram uma melhor qualidade da vida dos idosos, porém o autor considera importante a “imagem” que a mídia faz dos idosos, ou ainda, a intenção comercial e não social que alguns programas de condicionamento físico e

Relacionados