Anísio teixeira

Páginas: 13 (3053 palavras) Publicado: 28 de abril de 2011
Universidade Anhanguera-Uniderp
Centro de Educação à Distância
Curso de Letras – Habilitação em Português e Inglês

O intelectual Anísio Spínola Teixeira:
pré-requisitos para o sucesso da formação docente

Ananindeua – Pará – Brasil
2011
Universidade Anhanguera-Uniderp
Centro de Educação à Distância
Curso de Letras – Habilitação em Português e Inglês

O intelectual Anísio SpínolaTeixeira:
pré-requisitos para o sucesso da formação docente

Higino de Oliveira Almeida Junior

Ananindeua – Pará – Brasil
2011

Vida e obra de Anísio Teixeira

N
a idéia de educação para todos, expressa por Anísio Teixeira, está a base de sua atuação como educador e sua contribuição para a educação no Brasil, importante até hoje. Anísio Spínola Teixeira fez seus primeiros estudos emcolégios jesuítas em Salvador. Com a mudança para o Rio de Janeiro, ingressou na faculdade de direito, formando-se em 1922. De volta à Bahia, a convite do governador, assumiu o cargo de Inspetor Geral de Ensino, iniciando sua carreira de pedagogo e administrador público. Em 1928, ingressou na Universidade de Columbia, em Nova York, onde obteve o título de mestre e conheceu o educador John Dewey.Tornou-se Secretário da Educação do Rio de Janeiro em 1931 e realizou uma ampla reforma na rede de ensino, integrando o ensino da escola primária à universidade. Em 1935, criou a Universidade do Distrito Federal, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, perseguido pelo governo de Getúlio Vargas, Anísio Teixeira mudou-se para sua cidade natal, na Bahia, onde viveu até 1945. Anísio Teixeira assumiu o cargo deconselheiro geral da UNESCO em 1946. No ano seguinte, foi convidado novamente a assumir o cargo de Secretário da Educação da Bahia, onde foi muito bem-sucedido como administrador público. Criou a Escola Parque, em Salvador, que se tornou um centro pioneiro de educação integral. Em 1951, assumiu a função de Secretário Geral da CAPES (Campanha de Aperfeiçoamento do Ensino Superior), tornando-se, noano seguinte, diretor do INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos). Em fins dos anos 1950, Anísio Teixeira participou dos debates para a implantação da Lei Nacional de Diretrizes e Bases, sempre como árduo defensor da educação pública. Ao lado de Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira foi um dos fundadores da Universidade de Brasília, da qual tornou-se reitor em 1963. No ano seguinte, com o golpemilitar, afastou-se do cargo e foi para os Estados Unidos, lecionando nas Universidades de Colúmbia e da Califórnia. De volta ao Brasil em 1966, tornou-se consultor da Fundação Getúlio Vargas. Anísio Teixeira morreu em 1971, em circunstâncias consideradas obscuras. Seu corpo foi achado num elevador na Avenida Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Apesar do laudo de morte acidental, há suspeitas de quetenha sido vítima das forças de repressão do governo do General Emílio Garrastazu Médici.

O Legado do Educador Anísio Teixeira

A
obra de Anísio Teixeira como a de tantos outros autores, constituiu um todo as historia da educação em nosso país, mas assume o sentido de parte na medida em que é estudada e analisada no contexto que foi em gerada, pois assume um papel determinante de seu tempo.Ao desempenhar o papel liberal, poder vigente e em ascensão no período e ao defender as idéias desse grupo, atua como um “intelectual orgânico” no dizer de Gramsci, pelas considerações que faz em torno distribuição e da participação do poder no contexto delimitado em que viveu.
Anísio atuou em uma sociedade regida pela contradição, de um lado o movimento liberal, o qual pregava uma falsademocracia e de outro o movimento das classes trabalhadoras buscando igualdade de classe. Mirene Teixeira faz a seguinte afirmação a respeito:

Essa contradição se acentua porque Anísio através da defesa da democracia defende os valores que atendem aos anseios não só da burguesia industrial, como os que abrem possibilidades de reivindicações para a pequena burguesia e as classes trabalhadoras, com as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anísio teixeira
  • Anísio teixeira
  • anisio teixeira
  • Anísio teixeira
  • Anisio Teixeira
  • Anísio Teixeira
  • Anisio teixeira
  • Anisio teixeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!