análises

Páginas: 3 (595 palavras) Publicado: 10 de maio de 2014
O Lixo – Tratamento E Disposição
Postado por: Orlando Vettorazzo em 22 de abril de 2013 em Meio Ambiente Deixe um comentário

A poluição atmosférica causada pela queima do lixo a céu aberto e acontaminação de águas subterrâneas por substâncias químicas presentes na massa de resíduos, são exemplos típicos da ação nociva que o lixo exerce sobre a saúde das pessoas e o meio ambiente.
LIXÃO“Lixão” é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. Os resíduosassim lançados acarretam problemas à saúde pública, como proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas, ratos, etc.), geração de maus odores e, principalmente, a poluição do solo e daságuas superficiais e subterrâneas através do chorume, comprometendo os recursos hídricos. Acrescenta-se a esta situação o total descontrole quanto aos tipos de resíduos recebidos nestes locais,verificando-se até mesmo a disposição de dejetos originados dos serviços de saúde e das indústrias.
Comumente ainda se associam aos lixões fatos altamente indesejáveis, como a criação e pastagem de animais ea existência de catadores (os quais muitas vezes, residem no próprio local).
ATERRO CONTROLADO
Esse método de disposição final de resíduos sólidos urbanos utiliza princípios de engenharia paraconfinar os resíduos, cobrindo-os com uma camada de material inerte ao final de cada jornada de trabalho.
Esta forma de disposição minimiza os impactos ambientais pois não causa danos ou riscos à saúdepública.
ATERRO SANITÁRIO
A concepção de aterro sanitário está relacionada ao tratamento dos resíduos sólidos. O lixo é acondicionado em solo compactado em camadas sucessivas e coberto por materialinerte, também é realizada a drenagem de gases e percolados.
O processo de inertização dos resíduos é acelerado, minimizando e recuperando a área de deposição.
Em nível de disposição em aterros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Em analise
  • Analise
  • Analise
  • Analise
  • analise
  • analise
  • Analise
  • Análise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!