Análises financeiras

Páginas: 6 (1382 palavras) Publicado: 11 de janeiro de 2014
Revisão Bibliográfica
Para o estudo dos dados e obtenção dos resultados foram utilizadas as análises vertical e horizontal. Isto porque estas possibilitam transformar os valores das Demonstrações Financeiras em números relativos, melhorando assim a visibilidade e possibilidade de identificação dos pontos positivos e negativos. Também foram utilizados os Índices Padrão, podendo assim se estudara situação econômica e financeira da empresa.
Análise Vertical
Trata-se da comparação dos componentes com o todo a que pertence, sendo que este assume 100%. Na análise dos Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido é perceptível as mudanças significativas nos percentuais de estrutura, identificando a partir de então as causas que levaram a essas situações. Já na análise das Demonstrações do Resultadodo Exercício, é permitida uma visão da Estrutura de custos e despesas e sua representatividade em relação às vendas líquidas e mensuração das margens.
Método de cálculo
Primeiramente, considera-se o total do Ativo, Passivo e Património Líquido como 100% (valor total), após isso, divide-se cada elemento pelo valor total, e o multiplica por 100.

Análise Horizontal
A análise horizontal é averificação de evolução, crescimento ou diminuição. Essa análise nos permite identificar a variação positiva ou negativa de um período em relação ao anterior. Sendo assim, todas as contas de um período base são consideradas 100% e fazemos uma relação percentual dos elementos dos períodos seguintes como base. É importante ressaltar também que é possível a partir desta análise identificar umatendência ao longo de uma sequência de períodos, facilitando assim saber se a empresa terá resultados positivos ou não.
Método de cálculo
Há dois métodos de cálculo, o número índice e o método percentual. Neste trabalho foi utilizado o método percentual, este também é o mais utilizado de modo geral.

Número índice:


Método percentual:

Análise da Liquidez
Esta análise tem como objetivoidentificar a capacidade da empresa para citar suas dívidas a curto e longo prazo, tendo como recurso seus ativos. A regra, em geral, é que quanto maior o valor dos índices, maior será a capacidade da empresa para pagar suas dívidas, mas há uma exceção, em alguns casos o valor do índice elevado pode significar um excesso de ativos com prazo alongado de recebimento.
- Liquidez Corrente
O índice deliquidez corrente é considerado o principal e o mais utilizado para avaliar a capacidade de pagamento da empresa. Ele indica a quantidade de recursos existentes no Ativo Circulantes para o pagamento dos Passivos Circulantes, ou seja, relaciona os grupos patrimoniais de curto prazo. O resultado obtido no cálculo segue a linha de “quanto maior, melhor”, quanto maior a liquidez, maior será a retenção dedinheiro no capital de giro.
Método de cálculo

É considerado bom o índice acima de 1,00, abaixo disso significa insuficiência de ativos de curto prazo para pagar as dívidas de curto prazo.
- Liquidez Seca
É a liquidez de curto prazo, excluindo-se os estoques que são circulantes de maior risco no ativo. Ela mede o grau de excelência da situação financeira, ou seja, mostra o nível dedependência das vendas que a empresa tem para quitar seus compromissos, excluindo-se os estoques, como já foi dito. Para a análise deste índice, é considerado o tipo de segmento da empresa, pois o comércio tem giro mais rápido que a indústria, sendo assim, o índice da indústria deve ser maior que o do comércio.
Método de cálculo

Não há um parâmetro técnico absoluto para avaliar este índice. Estudiosossugerem que para o comércio seja considerado bom acima de 0,50, e para a indústria 0,70.

- Liquidez Geral
Esta mostra a capacidade de pagamento geral da empresa e a saúde financeira de longo prazo. Para isto, são considerados todos os ativos realizáveis a curto e longo prazo e as dívidas de curto e longo prazo.
Método de cálculo

Não há um parâmetro técnico absoluto para avaliar esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise financeira
  • Análise Financeira
  • Analise financeira
  • Analise financeira
  • Análise financeira
  • Analise financeira
  • Analise financeira
  • Análise financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!