Análise e soluções referentes aos indicadores sociais de educação e cultura no Estado de Minas Gerais

Páginas: 6 (1456 palavras) Publicado: 30 de janeiro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
CAMPUS AVANÇADO VARGINHA
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E ECONOMIA
TÓPICOS ESPECIAIS I - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

























Análise e soluções referentes aos indicadores sociais de educação e cultura no Estado de Minas Gerais














VARGINHA – MG
01/04/2013
Análise e soluções referentes aosindicadores sociais de educação e cultura no Estado de Minas Gerais.









Resumo:
O presente trabalho foi baseado no estudo de uma série de textos referentes às áreas de educação e cultura, evidenciando seus atuais problemas e possíveis soluções, que devem ser tomadas a fim de melhorar as condições de renda, emprego, qualidade de vida, inclusão social do indivíduo.Palavras Chave: Indicadores sociais, Cultura, Educação, Minas Gerais.
Introdução
A Educação na sociedade atual é considerada um dos principais pilares do desenvolvimento humano, econômico e social, além de ser um dos fatores base de inclusão e mobilidade social. No Brasil, há um atraso considerável, levando em conta o acesso à escola e elevação da escolaridade da população. Porém, nosúltimos anos é possível notar avanços consideráveis no âmbito educacional, isso devido ao aumento de pessoas mais instruídas, universalização do ensino fundamental, dentre outros indicadores. Em Minas Gerais, temos uma situação parecida com a apresentada no próprio país, percebidos através de indicadores sociais posteriormente estudados no presente trabalho.
Identificação do Problema
Considerando onível de atraso no âmbito educacional brasileiro, notamos que o real problema vem das bases educacionais do próprio país, onde durante um grande período de tempo anda defasada, devido à inúmeros fatores como: Má formação educacional dos pais, má alfabetização, professores mal remunerados e pouco qualificados, progressão continuada, falta de infraestrutura nas escolas, dentre outros. Além de taisfatores, também é possível constatar o alto nível de indivíduos que deixam de lado sua formação para se dedicar a um determinado trabalho.
Indicadores
1. Taxa de Analfabetismo, importante indicador do nível de desenvolvimento socioeconômico de uma região, considera-se analfabeto aquele indivíduo que é incapaz de ler ou escrever algo básico da sua língua de origem. Em Minas Gerais um contingentede 1.420.947 (9,4% das pessoas) são analfabetas. Podendo-se notar uma disparidade regional, onde a região do Jequitinhonha e Mucuri, região Norte e Rio Doce aparecem com 20%, 16% e 11% respectivamente.
Entre 2009 e 2011 observa-se uma pequena variação de tal indicador, ou seja, as mudanças são mais lentas, isso pois tal indicador vem desde épocas passadas, o que acaba diluindo os avançosatualmente obtidos.
2. Nível de Instrução, em relação à população Mineira com 25 anos ou mais, cerca de 46,9% possui o ensino fundamental incompleto, seguido das pessoas que possuem o Ensino Médio completo que correspondem a 20,6% da população. Apenas 8,2% da população possui o Ensino Superior completo. 9,7% da população não possui instrução alguma, sendo que sua maioria possui 60 anos ou mais. Um dadoque nos anima é o de 31,1 % da população possui o Ensino Médio completo.
3. Anos de Estudo, o tempo de estudo é um importante indicador educacional pois sua estimativa estão embutidas as taxas de rendimento escolar como: aprovação, reprovação e abandono. Bem como o grau de atendimento do sistema de ensino. Como a média de anos de estudo depende de várias dimensões, ela responde lentamente amudanças do sistema de Ensino. Em Minas Gerais há uma diferença em relação ao tempo de Estudo entre homens e mulheres, sendo que as mulheres estudam mais tempo.
4. Taxa de Escolarização, mede a porcentagem de pessoas em determinada faixa etária que frequenta a escola, permite avaliar a capacidade do sistema de ensino de manter as crianças e adolescentes na escola.
Marco teórico e metodológico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise Espacial da Pobreza Municipal No Estado de Minas Gerais
  • Análise dos programas de e.f. de portugal e do estado de minas gerais (brasil) análise curricular e metodologia da educação...
  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
  • resenha cultura de Minas Gerais
  • ESTADO DE MINAS GERAIS
  • Cultura indígena em minas gerais
  • Educação em minas gerais
  • Pesquisa sobre o que o Governo faz pela Assistência Social no Estado de Minas Gerais.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!