Análise e resumo de "Sexo e Temperamento"

Páginas: 5 (1111 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
 SEXO E TEMPERAMENTO
Margaret Mead
Introdução
No livro intitulado Sexo e Temperamento (1979,2ªed.), de Margaret Mead é retratado como três sociedades primitivas da Nova Guiné moldam o indivíduo de acordo com o temperamento esperado para seu sexo e convívio dentro daquela comunidade e quais as implicações destas observações para as discussões sobre gênero e papéis sociais. Sobre os objetosde estudo
Apesar de homens e mulheres realizarem funções diferentes, a pesquisa de Margaret revelou entre os Arapesh a não existência de hierarquias e distinção comportamental, resultado de uma criação cheia de afeto e voltada sempre ao bem estar do outro, em especial das crianças, criando como padrão de temperamento a pacificidade. Este aspecto “protetor” é visível tanto no convívio familiarquanto no convívio matrimonial; quando uma menina, ainda criança vai morar com a família de seu futuro marido, sendo este o responsável por alimentá-la e cuidar de seu crescimento. Após atingirem a maturidade o cuidado de ambos é dirigido à chegada dos filhos, um momento compartilhado entre pai e mãe. Um fato curioso acerca da educação das crianças é que quando há o mínimo sinal de conflito entreelas, a intervenção dos adultos é imediata, como consequência, no futuro, o comportamento pacífico e até mesmo ingênuo aos olhos ocidentais permanece, devido à forma de como foram tratadas desde o nascimento.
Um comportamento contrastante aparece na tribo dos Mundugumor, na qual o comportamento feminino e masculino é violento. Tal comportamento deriva de uma disputa de poder entre familiares.Nesta tribo a hierarquização compete àquele que possuir mais esposas será mais rico, pois cabe a elas a secagem do fumo, o seu objeto de riqueza. Para conseguir mais riqueza filhas ou irmãs são trocadas por esposas, logo o confronto e a disputa perpetuam o temperamento violento para ambos os sexos nesta comunidade.
Os Tchambuli são os que apresentam maior distinção entre gênero e temperamento.As mulheres, detentoras de um comportamento dominador e determinado detêm a posição de poder na sociedade, controlam o lucros em kinas e talibun, pescam e escolhem seus parceiros, enquanto os homens se preocupam com as
atividades cerimoniais, cuidando dos ornamentos e das atividades artísticas. Ocupam o papel “representativo” de chefes de família, porém é das esposas a decisão final.
Osinadaptados
Dentro de cada comunidade estudada foram observados também os indivíduos que fogem do padrão institucionalizado culturalmente.
Entre os Arapesh os que mais sofrem são aqueles “que consideram todo o esquema social o menos conveniente e compreensível, são os homens e mulheres violentos e agressivos” [pág.150]. Porém a repreensão de um comportamento inadequado é mais penosa para a menina,que desde muito cedo passa a assumir algumas responsabilidades, enquanto que ao menino é permitido até a sua iniciação acessos de raiva e/ou birra.
Já o homem desajustado para os Mundugumor é aquele de temperamento dócil, compreensivo e agregador ou aquele que rompe com as expectativas externas, como o jovem Komeákua, que embora não tenha nascido com o cordão umbilical em volta do pescoço,gostava de pintar. Dentre as mulheres o desajustamento é percebido quando ela mostra-se “dócil, receptiva, cálida e maternal” [pág. 224]. Embora haja uma certa censura acerca da violência entre os Mundugumor, o julgo opressor recaí sobre os que se distanciam do comportamento violento.
Na comunidade Tchambuli “os homens desajustados têm o mesmo temperamento que os desajustados dos Arapesh, osjovens mais virilóides, violentos, dominadores e ativamente sexuados, intolerantes a qualquer controle e a qualquer atividade que eles próprios não hajam encetado.” [pág. 260] Sobre as mulheres Mead relata: “A mulher sossegada e não-dominadora segue seu caminho, via de regra, dentro dos confortáveis limites do amplo grupo feminino, eclipsada por uma esposa mais jovem, dirigida por uma sogra. Seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sexo e Temperamento
  • Sexo & temperamento
  • Sexo e Temperamento
  • Sexo e Temperamento
  • Sexo e Temperamento
  • sexo e temperamento
  • sexo e temperamento
  • Resumo: Margaret Mead

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!