Análise e Projetos orientados a Objeto

Páginas: 5 (1124 palavras) Publicado: 1 de maio de 2014
Resumo 1.1
Análise e Projetos orientados a Objeto
Vamos começar definindo os termos Análise e Projeto:
Análise em si enfatiza a investigação do problema e dos requisitos ao invés de propor apenas uma solução, um exemplo disso é: um novo software. O que queremos dele? O que será usado? Quais funções terão?
Projeto se enfatiza a solução conceitual (tanto software quanto hardware) que cobre osrequisitos e não a implementação. Um bom exemplo para isso é u esquema de banco de dados. Em todo caso o projeto pode ser implementado e a implementação irá representar o projeto completo realizado.
Análise e Projeto podem ser resumidos em uma frase:
Faça a coisa certa (análise) e faça certo a coisa (projeto).

Definição dos termos Análise Orientada a Objetos e Projeto Orientado a Objetos:Análise Orientada a Objetos é a busca para encontrar e descrever os objetos, que são conceitos no domínio do problema. Ela também se preocupa com a criação da descrição do domínio, a partir da perspectiva dos objetos, havendo uma identificação dos conceitos, atributos e associações que são considerados de interesse, sendo o resultado expresso em um Modelo de Domínio, que mostra os conceitos ouobjetos do domínio que não são do interesse. Exemplo disso é um sistema de informação de voos, onde algum conceito inclui o voo, o avião, o piloto, etc.
Projeto Orientado a Objetos é a definição dos objetos dos softwares e da relação deles com a satisfação dos requisitos. Uma notação comum para ilustrar essas colaborações é o Diagrama de Sequência (que é uma espécie de diagrama de interação daUML). Ele mostra o fluxo de mensagens entre os objetos de software e, assim, a invocação de métodos. Um exemplo disso é um sistema de voo, onde os atributos podem ser NumdaCauda e um método HistóricodoVôo.
Mas para melhor representar tanto a análise quanto o projeto Orientado a Objetos, utilizamos a UML, que é a linguagem visual para especificar, construir e documentar os artefatos do sistema.
Olivro cita três modos de aplicar a UML, que são:
UML como rascunho: são diagramas incompletos e informais, geralmente feitos a mão, na qual buscam explorar as partes mais difíceis do problema ou um espaço para soluções.
UML como planta de software: são diagramas mais detalhados usados em:

1. Engenharia reversa: para visualizar e melhor entender o código existente em diagramas UML, pois ela lêo código fonte ou código binário para gerar diagramas UML de pacotes, de classes e de sequência.
2. Geração de Código (engenharia avante): antes da programação, alguns diagramas detalhados podem fornecer diretrizes para a geração de código (exemplo Java), quer manualmente quer automaticamente, com ferramentas. É bem comum que sejam usados diagramas uma parte código fonte e outra parte diagramasem que o desenvolvedor esteja codificando (ou talvez fazendo rascunhos da UML).
UML para linguagem de programação: é uma especificação executável completa de um sistema software. Assim, um código executável é gerado, mas normalmente não é visto ou alterado pelos desenvolvedores. Esse método requer uma maneira prática de diagramar toda a lógica e ainda um desenvolvimento de teoria, ferramentasrobustas e usabilidade.
Alem disso a UML descreve tipos de esboços de diagramas, tais como diagrama de classe e diagramas de sequencia e utiliza três tipos de perspectivas:
Perspectiva Conceitual: Os diagramas são interpretados como se lessem coisas do mundo real ou do domínio de interesse.

Perspectiva de Especificação (software): Os diagramas descrevem abstrações de software ou componentes comespecificações e interfaces, sem se comprometer com a implementação particular.


Perspectiva de Implementação (software): Os diagramas já descrevem as implementações de software com tecnologia particular.


Resumo 1.3
Concepção, Elicitação e Tipos de Requisitos.
Os requisitos são descrições das necessidades de m produto, e tem com finalidade identificar e documentar tudo, de uma maneira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise e projeto orientado a objeto
  • Análise e Projeto Orientado a Objetos
  • Análise e Projetos Orientado a Objetos
  • Análise e Projeto de Sistemas Orientados a Objetos
  • Introdução à Análise e Projeto de Sistemas Orientados a Objetos
  • Analise e Projeto de sistemas de informação orientados a objetos
  • Projeto orientado a objetos
  • Projeto orientado a objetos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!