ANÁLISE E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CONTROLE DE ESTOQUE: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE AUTO PEÇAS

Páginas: 16 (3925 palavras) Publicado: 16 de dezembro de 2014


ANÁLISE E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CONTROLE DE ESTOQUE: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE AUTO PEÇAS











Carlos Cezar Brito
Marco Aurélio Mesquita Pinto
{cezarbrito.sis@gmail.com, marco_a_mp@outlook.com}



Nome do Orientador
Cristhiane Xavier
{cristhiane@gmail.com}




Bacharelado em Sistemas de Informação
Faculdade PresbiterianaGammon




1 INTRODUÇÃO
1.1 Contextualização
A busca constante pela melhoria da qualidade do atendimento ao cliente, da eficiência produtiva e da redução dos custos operacionais tem sido uma constante entre as organizações, independente do porte ou produto comercializado, o que torna as novas tecnologias uma ferramenta estratégica para se alcançar o sucesso almejado no mercado, pois elastrazem consigo uma visão de que maiores benefícios podem ser obtidos, o que motiva e faz as empresas continuarem os investimentos em ferramentas e sistemas de gerenciamento.
Ao longo do tempo, tem-se observado a dificuldade de algumas empresas em manter um controle de estoques eficaz ao ponto de evitar desvios, dar segurança aos gestores na definição de políticas de manutenção, garantir aosproprietários a apuração correta dos custos dos produtos e que o valor da conta estoques espelha a realidade.
O capital normalmente investido nos estoques e a utilidade que este ativo tem para a maioria das empresas fazem com que o estoque seja digno de apreço, sugerindo a necessidade de controles internos adequados de forma que seja possível definir quando e quanto comprar, qual o fluxo de entrada esaída dos materiais, porém, nota-se a dificuldade de encontrar um sistema informatizado que atenda aos requisitos da empresa de forma plena.
Um sistema de gerenciamento de estoques tornou-se uma ferramenta indispensável ao administrador do pequeno ou grande negócio, que deseja ter o controle efetivo sob as mercadorias comercializadas e conquistar seu espaço no mercado, pois através dessa gestão, todaoperação é simplificada, proporcionado maior confiabilidade ao gestor.
1.2 Problema de pesquisa
A falta de informatização e imprecisão das informações, principalmente no que diz respeito ao controle de estoque, causou sérias limitações a um empreendimento da cidade de Lavras - MG, impedindo a empresa de evoluir e alcançar melhores resultados no mercado em que atua.
Diante deste contexto, foiobservado a necessidade de se iniciar um estudo sobre o processo de implantação de um sistema de informação aplicado ao processo de controle de estoque nessa empresa.
1.3 Objetivos
1.3.1 Objetivo geral
Esse estudo teve como objetivo geral o processo de implantação de um sistema de informação aplicado ao controle de estoque na empresa Ronaldo auto peças, buscando informatizá-la, trazendo àempresa uma melhor gestão dos processos como: controle de estoque, cadastro de clientes e caixa, o que proporcionará melhoria nas tomadas de decisões.
1.3.2 Objetivos específicos
Especificamente pretendeu-se:
a) conhecer e descrever o processo atual de estocagem da empresa,
b) aprimorar a estrutura de rede e informática da empresa,
c) pesquisar um sistema de controle de estoque, estudá-lo eimplantá-lo,
d) povoar o sistema com os dados da empresa específica;
e) analisar o desempenho da empresa antes e após a implantação.
1.4 Hipótese
Este trabalho parte da hipótese de que a implantação de um sistema de controle de estoque na auto peças trará vários benefícios à empresa, como: agilidade no atendimento, maior precisão nas tomadas de decisão, confiabilidade nos processos eeficiência operacional.
1.5 Justificativa
Justifica-se a análise e implementação de um sistema de controle de estoque na empresa para que dessa forma a mesma possa alcançar vantagem competitiva, melhorar seu desempenho no mercado de atuação e consequentemente alavancar os resultados.
A Ronaldo auto peças é uma empresa que atua há mais de um ano no mercado de Lavras, ela é dividida em loja com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Implantação controle de estoques
  • Análise do Controle do Estoque: estudo de caso da empresa Douralub Dourados
  • Estudos de caso Controle de estoques
  • Estudo de Caso
  • Implantação de um sistema informatizado de controle de estoques
  • ANÁLISE DO SISTEMA DE GESTÃO EM UMA EMPRESA FAMILIAR ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DE BICICLETAS, MOTOS, PEÇAS E...
  • Estudo de analiza de um sistema de controle de estoque
  • CONTROLE E AVALIAÇÃO DE ESTOQUES DE UMA MICRO EMPRESA: UM ESTUDO DE CASO DE UM SUPERMERCADO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!