Análise e especificação de requisitos

Páginas: 36 (8833 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2011
4. Análise e Especificação de Requisitos
Os objetivos deste capítulo são:

Definir o que são requisitos de software
Introduzir os objetivos da Engenharia de Requisitos
Apresentar técnicas de comunicação para obter informações dos clientes e usuários
Apresentar técnicas para descrever o domínio, usuários e tarefas.
Especificar requisitos funcionais utilizando Casos deUso
Especificar requisitos não funcionais

4.1 Engenharia de Requisitos
Vimos que o software é parte de um sistema computacional mais abrangente e que a Análise de Sistemas é a atividade de identificar os problemas do domínio, apresentar alternativas de soluções e o estudo da viabilidade de cada uma delas. Uma vez que se tenha feito a análise do sistema computacional, e delimitado o escopodo software, os requisitos do software devem ser analisados e especificados.

A análise e especificação de requisitos de software envolve as atividades de determinar os objetivos de um software e as restrições associadas a ele. Ela deve também estabelecer o relacionamento entre estes objetivos e restrições e a especificação precisa do software.

A análise e especificação dos requisitos desoftware deve ser vista como uma sub-atividade da análise de sistemas. Normalmente ela é iniciada juntamente com a análise do sistema, podendo se estender após a elaboração do documento de especificação do sistema e do planejamento do desenvolvimento, quando serão refinados os requisitos do software.

Análise e especificação são atividades inter-dependentes e devem ser realizadas conjuntamente. Aanálise é o processo de observação e levantamento dos elementos do domínio no qual o sistema será introduzido. Deve-se identificar as pessoas, atividades, informações do domínio para que se possa decidir o que deverá ser informatizado ou não. Pessoas e as atividades que não serão informatizadas deverão ser consideradas entidades externas ao software.

A especificação é a descrição sistemática eabstrata do que o software deve fazer, a partir daquilo que foi analisado. Ela apresenta a solução de como os problemas levantados na análise serão resolvidos pelo software do sistema computacional. Visa descrever de maneira sistemática quais as propriedades funcionais são necessárias para resolver o problema do domínio. A especificação é também a forma de comunicação sistemática entre analistas eprojetistas do software.

O objetivo da definição dos requisitos é especificar o que o sistema deverá fazer e determinar os critérios de validação que serão utilizados para que se possa avaliar se o sistema cumpre o que foi definido.
4.1.1 O que são requisitos?
Como sistemas computacionais são construídos para terem utilidade no mundo real. Modelar uma parte do mundo real, o domínio deaplicação é uma atividade extremamente importante para se compreender a necessidade e a importância do sistema a ser construído e definir os requisitos que tornam o sistema útil.

Requisitos são objetivos ou restrições estabelecidas por clientes e usuários do sistema que definem as diversas propriedades do sistema. Os requisitos de software são, obviamente, aqueles dentre os requisitos de sistema quedizem respeito a propriedades do software.

Um conjunto de requisitos pode ser definido como uma condição ou capacidade necessária que o software deve possuir (1) para que o usuário possa resolver um problema ou atingir um objetivo ou (2) para atender as necessidades ou restrições da organização ou dos outros componentes do sistema.

Tradicionalmente, os requisitos de software são separados emrequisitos funcionais e não-funcionais. Os requisitos funcionais são a descrição das diversas funções que clientes e usuários querem ou precisam que o software ofereça. Eles definem a funcionalidade desejada do software. O termo função é usado no sentido genérico de operação que pode ser realizada pelo sistema, seja através comandos dos usuários ou seja pela ocorrência de eventos internos ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Especificação de requisitos
  • Especificação de requisitos
  • Especificacao de requisitos
  • Especificação de Requisitos
  • Especificação de Requisitos
  • Especificação de requisito
  • Especificação de requisitos
  • Especificação de Requisitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!