Análise e desenvolvimento de sistemas

Páginas: 11 (2704 palavras) Publicado: 25 de abril de 2011
|Informática |

Termologia Básica de Informática.

A HISTÓRIA DO COMPUTADOR

Em torno de 50.000 anos atrás, o homem descobriu o fogo. Há 5.000 anos, inventou o. Em 2000 a.C., os chineses inventaram a primeira máquina que facilitou a resolução dos problemasde cálculos, que foi chamada de ábaco ou soroban. O ábaco é utilizado hoje no comércio, por chineses e por japoneses. Utiliza o princípio de posicionamento ta de colunas de bolinhas com valores numéricos 0, 1 e 5. Uma pessoa treinada pode operações de soma, subtração, multiplicação, divisão e radiciação com velocidades comparáveis à de uma máquina de calcular, pois, mesmo nas máquinas de calculareletrônicas, a velocidade da operação aritmética fica limitada à capacidade de digitação dos mesmos no teclado.
Em 1617, John Napier descobriu o algoritmo e usou-o para executar operações de multiplicação e divisão por meio de manipulação de barras de ossos, com valores numéricos gravados nas quatro faces da barra. O algoritmo é um conjunto de procedimentos os e matemáticos simples ebem-definidos que conduzem à resolução de um problema específico.
Em 1642, na França, um homem inventou outra máquina que foi muito importante para história do computador; esse homem foi Biaise Pascal.
Pascal trabalhava para o pai, que era juiz. Pascal tinha de contar todo o dinheiro que vinha para a corte. Uma vez, ele cometeu um engano e teve de contar tudo de novo.
Pascal era um filósofo e matemáticoque Inventou uma máquina de calcular bem veloz, que somava e subtraía grandes números sem enganos.
Em 1680, um alemão melhorou, mais ainda, a invenção de Pascal. Seu nome era k-fned Wilhelm Von Leibniz. Ele inventou uma máquina de calcular que, além de fazer adições e subtrações, fazia também multiplicações, divisões e ainda encontrava a raiz z.adrada dos números. Era uma máquina manual.
Em 1833,o inglês Charles Babbage, juntamente com Lady Augusta Byron, tentou Construir uma máquina que tivesse a capacidade de fazer algum trabalho sozinha, sem ter alguém movendo alguma de suas partes. Essa invenção foi chamada de “máquina analítica".
Eles trabalharam anos nessa máquina e concluíram que para ela funcionar deveria passar pelas seguintes etapas: entrada, processamento e saída.
Elanecessitaria de dados para iniciar o trabalho e, depois, esses dados iriam sofrer uma alteração, e por fim sairia o resultado. Esta foi a grande contribuição de Charles Babbage e de Lady Byron, visto que eles não conseguiram construir a “máquina analítica’, pois necessitavam de peças minúsculas com muita perfeição e, nessa época, não existiam ferramentas para fazê-las”.
Os estudos de Charles Babbage eLady Byron foram á base para a construção do computador.
Alguns anos depois, em 1880, o governo dos Estados Unidos queria realizar um censo no país. Se a contagem fosse feita manualmente, levariam oito anos para finalizá-la. Então, Herman Hollerith inventou uma máquina de tabulação própria para contagens por meio de cartões perfurados.

No censo de 1890, foi utilizada a máquina de HermanHollerith e, em apenas seis semanas, o trabalho foi finalizado.
Herman Hollerith não parou aí suas invenções; ele inventou outras máquinas e as comercializou para vários países. A partir daí, iniciou a sua empresa de máquinas de contagem, que hoje é uma das maiores empresas de informática do mundo, a IBM (International Business Machines).
A partir do ano de 1900, pessoas de todo o mundo passaram aconstruir máquinas - computadores - similares às de Herman. Fizeram experimentos para construir máquinas mais velozes e que pudessem fazer outras coisas além de contagens.
Um dos primeiros computadores a ser inventado foi o MARK 1, em 1943, na Universidade de Harvard, que, além de contar, multiplicava e dividia.
Depois da Segunda Guerra Mundial, na Universidade da Pennsyfvania, nos Estados Unidos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise e desenvolvimento de sistemas
  • Fdd análise e desenvolvimento de sistemas
  • Analise e desenvolvimento de sistemas
  • ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
  • Analise e desenvolvimento de sistemas
  • Analise e desenvolvimento de sistema
  • analise e desenvolvimento de sistema
  • Análise e desenvolvimento de sistemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!