Análise e avaliação de crédito

Páginas: 13 (3206 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE CRÉDITO

1) Por que as operações de investimento se apresentam interessantes para os Bancos mesmo oferecendo maior risco?

As operações de investimento se apresentam mais interessantes para os Bancos porque as empresas tendem a investir mais na expansão de suas atividades, e as famílias tendem a aumentar o seu grau de consumo. Esse comportamento das empresas e dasfamílias colabora para uma maior taxa de crescimento econômico.



2) Como podemos reduzir os riscos envolvidos nas operações de longo prazo?

Para reduzir os riscos envolvidos em operações de longo prazo, é necessário conhecer a viabilidade dos projetos de investimentos em que os recursos serão aplicados. É importante realizar uma analise setorial da empresa,  verificando o ponto deequilíbrio entre balanço e a análise de fluxo de caixa da empresa, envolvendo a avaliação ambiental, avaliação da empresa e a avaliação estratégica. Assim minimizando a incerteza e os riscos possibilitados em alocar recursos financeiros, seja de terceiros ou de capital próprio, de tal forma que a empresa, por intermédio dos seus gestores, possam gerar riqueza e garantir a sustentabilidade do negócio.3) Marque a opção correta.

a. O fluxo de caixa é o instrumento que possibilita projetar os usos e fontes da empresa em determinado período e indica se a empresa suporta nova dívida.

b. A demonstração de resultado do exercício tem a mesma função do fluxo de caixa, retratando seu resultado no período.

c. A demonstração de resultado do exercício oferece condições de aempresa visualizar seu potencial de investimento fixo.

d. Na elaboração do fluxo de caixa, não levamos em consideração os dados históricos da empresa, pois interessa sua situação futura.




4) Marque a opção correta.

a. Prejuízo contábil e déficit de caixa têm o mesmo significado, indicando que a empresa não é rentável e, portanto, não merece apoio financeiro pelo Banco.b. Lucro ou prejuízo contábil é o resultado da empresa em cada exercício, a partir da diferença entre as receitas e os custos e despesas nesse período, apurados sob regime de competência.

c. Uma empresa pode apresentar prejuízo contábil e não apresentar déficit de caixa no período, pela sobre de caixa de anos anteriores.

d. Prejuízo contábil e déficit de caixa têm mesmaimportância na análise de projetos, indicando que a empresa não é rentável e, portanto, não merece apoio financeiro pelo Banco.




5) Sobre a determinação dos investimentos é incorreto dizer que

a. Envolve somente os ativos fixos necessários ao funcionamento da empresa, não levando em conta o giro, que dependerá das compras, produção e vendas.

b. Deve ser dimensionado de formaadequada, sob pena de comprometer o desenvolvimento da atividade e, em consequência, os resultados da empresa.

c. Envolve o dimensionamento dos investimentos fixos e de giro, sendo fixos aqueles que produzem e de giro aqueles necessários a essa produção.

d. A definição dos ativos circulantes e permanentes, incluindo quantidades e valores, resultará no orçamento necessário ao iníciode atividade da empresa.




6) Relacione as colunas e marque a alternativa correta.



a. Ativo não-circulante subdimensionado.

b. Ativo não-circulante superdimensionado.

c. Ativo de giro subdimensionado.

d. Ativo de giro superdimensionado.




( b ) Causa ociosidade de ativos que não agregam liquidez.

( c ) Provoca perda deprodução e de mercado, paralisação de linha de produção e perda de vendas devido à insuficiência de estoques.




(a ) Compromete a produção e faturamento previsto pois reduz indevidamente a capacidade instalada.




(d ) Prejudica a rentabilidade por agregar desnecessariamente ativos que, embora garantam liquidez, não gera rentabilidade compatível.



7) Marque a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise de crédito
  • Análise de créditos
  • Analise de credito
  • Analise de credito
  • Analise de credito
  • analise de credito
  • analise de credito
  • Analise de credito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!