Análise a filme

Páginas: 5 (1055 palavras) Publicado: 1 de junho de 2012
Curso: Design de Comunicação 2011/ 2012
Unidade Curricular: Artes Contemporâneas

Relatório de Filme
“Efeito Borbuleta”

Apresentação

Título original do filme: The Butterfly Effet
Diretor: Eric Bress, J. Mackye Gruber
Argumentista: J. Mackye Gruber, Eric Bress
Ano de realização: 2004
Origem do filme: EUA
Duração: 113 min

Personagens principais

Ashton Kutcher - Evan TrebornAmy Smart - Kayleigh
Elden Enson - Lenny
William Lee Scott - Tommy
Melora Walters - Andrea
Eric Stoltz – Sr. Miller

Sinopse

Desde pequeno que Evan Treborn não guarda as memórias de momentos cruciais da sua vida. O psicólogo que o acompanhou encorajou-o a escrever um diário, que Evan vem a descobrir servir de transporte para o passado. Ele decide reescrever a sua vida e salvar amigos eentes queridos de experiências traumáticas.

Análise

A frase da Teoria do Caos: “Diz-se que algo tão insignificante como o bater das asas de uma borbuleta pode provocar um tufão do outro lado do Mundo” abre o filme, e dá uma pista da mensagem que o filme quer transmitir.

O filme dá ínicio com uma passagem do final do mesmo, quando Evan se fecha no consultório do seu psicólogo e escreve umaespécie de despedida, dizendo que o seu plano era “salvá-la”. Depois desta cena o tempo recua 13 anos, quando Evan ainda era uma criança. Nesta fase ele demonstra ter um problema de memória quando desenha coisas terrorificas na escola e não se lembra de as ter desenhado. Ao saber disso a sua mãe, Andrea, decide levá-lo a um médico e este aconselha o Evan a escrever um diário para ajudá-lo com a suamemória.
Evan vai a casa da sua amiga Kayleigh e conhece o pai dela, Sr. Miller. Aqui Evan e Kayleigh surgem os dois nus enquanto o pai dela filma, ele não se lembra do que acabou de acontecer, enquanto isso o irmão dela, Tommy, observa com raiva.
De volta ao consultório médico, o doutor diz que os exames médicos feitos a Evan deram todos negativos e que os seus problemas de memória podem-sedever ao stress e à ausência do seu pai Jason. Nisto, o doutor aconselha Andrea a ir com Evan visitar o seu pai ao manicómio para possivelmente ultrupassar o facto de não o ter conhecido ainda. Ela teme que Evan tenha herdado o mesmo problema psicológico que levou o seu pai à loucura. Na sala de visitas, sozinho com o seu pai, no ínicio da conversa Evan tem uma “branca” novamente, quando acordaestá o seu pai a tentar sufocá-lo e a dizer que “a única maneira é o seu pai filho morrer”.

Seis anos depois, já adolescente, Evan e seus amigos (Kayleigh, Tommy e Lenny) resolvem colocar uma dinamite no correio de uma vizinha e antes da mesma explodir ele tem uma “branca” e surge a fugir juntamente com os amigos. Após o sucedido a mãe de Evan leva-o a uma sessão de hipnoze com o seu médico mas émal sucedida, pois, Evan acorda depois de ter um ataque de espasmos.
Após esta cena, Evan e Kayleigh vão caminhando pelo bosque quando vêem Tommy a tentar queimar vivo o cão de Evan, enquanto Lenny observa incrédulo. Uma vez mais Evan tem uma branca e quando acorda o seu cão já está morto.
Andrea decide mudar de cidade com Evan e ele promete a Kayleigh voltar por ela.

Sete anos depois já naunversidade, uma rapariga pede para Evan ler um excerto de um dos seus diários. De repente Evan desmaia e tem uma visão de há sete anos atrás no momento em que Tommy mata o seu cão. Após este acontecimento ele decide ir visitar os seus antigos amigos. Ao visitar Lenny observa que o quarto dele está igual e que o seu amigo se tornou numa pessoa fechada e traumatizada desde então.
Evan volta a lerum dos seus diários e volta ao momento em que eles colocaram a dinamite no correio da vizinha. Descobre então, que, na altura em que o a caixa do correio explode, a vizinha ia com o seu bébé ao colo e preparava-se para abrir o correio . Ele apercebe-se que ao ler os diários pode voltar atrás no tempo e tentar alterar os acontecimentos. Decide então ir visitar Kayleigh e perguntar-lhe o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • análise do filme
  • Analise De Filmes
  • análise de filmes
  • analise do filme
  • Análise de filme
  • Análise de filme
  • Analise de filmes
  • analise Filme

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!