Análise ypioca 160

Páginas: 15 (3676 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Fundação Getúlio Vargas
Alexandra Sousa Rodrigues
Jakeline Diógenes
Mariana Ruggeri
Octávio Macedo

Análise de Marca e Produto
Cachaça Extrapremium Ypióca 160

Trabalho em grupo para disciplina de
Gestão e Desenvolvimento de Produtos Marcas
Prof.º Hélio Arthur Reis Irigaray, Doutor

Fortaleza
2011

RESUMO
O presente trabalho pretende analisar a estratégia de gestão de marca eproduto da empresa cearense de cachaça Ypióca em seus ambientes de mercado até propor o mapa de posicionamento do produto escolhido. Como objeto deste estudo está o produto “Ypióca 160”, trata-se de edição limitada comemorativa lançada em 2006, uma cachaça extrapremium, única no Brasil com extrato de malte destinada as classes A/B.

Fortaleza, 15 de novembro 2011.____________________________________________________
Alexandra Sousa Rodrigues
____________________________________________________
Jakeline Diógenes
____________________________________________________
Mariana Ruggeri
____________________________________________________
Tavinho Brígido

SUMÁRIO
1. Sumário Executivo
2. Análise dos Ambientes de Marketing
2.1 Ambiente Externo
2.2. Ambiente Organizacional
2.3Ambiente do Consumidor
3. Análise SWOT
4. Estratégia VPC (Valor Percebido pelo Consumidor)
5. Produto (níveis de produto)
5.1 Nível Genérico/Básico
5.2. Nível Esperado
5.3 Nível Ampliado
6. Estratégia de Marca
6.1 Características e Atributos
6.2. Extensão de Linha
6.3. Multimarca
7. Estratégia de Embalagem/Rotulagem
8. Mapa de Posicionamento
9. fonte

1. SUMÁRIO EXECUTIVO
Umaempresa totalmente brasileira, a Ypióca é a maior fabricante de aguardente de origem da cana de açúcar e atua em todo o território nacional, além de exportar para mais de 40 países. Fundada em 1846, emprega diretamente cerca de 3,2 mil funcionários e, indiretamente, 23 mil. Com sede em Fortaleza (CE), possui cinco fábricas, com capacidade instalada de 126 milhões de litros de aguardente por ano. Comsistema inteligente de logística, a marca comercializa seus produtos por meio de aproximadamente 80 representantes de vendas, instalados em todas as regiões do país. Possui um portfólio com 25 produtos, e outra marca para posicionamento de preço para classes de menor poder aquisitivo.
Em março de 2006 lança “Ypióca 160” em comemoração aos 160 anos da empresa Ypióca, trata-se de uma cachaçaextrapremium composta com malte, envelhecida 6 anos em tonéis de carvalho, de graduação acoólica de 39% vol e conteúdo de 700 ml.

A combinação do malte com o tempo de envelhecimento em tonéis de carvalho torna a 160 uma aguardente aveludada e macia. Seus sabores são potencializados quando tomada gelada. É um ótimo acompanhamento para um bom charuto em um fim de tarde com amigos.
Eleita a melhorCachaça Premium. Eleita melhor embalagem mundial. Graduação alcoólica: 39% vol. Conteúdo: 700 mL.

É uma bebida destinada ao público masculino, com idade média de 35 anos, pertencente à classe AB mais sofisticada e que aprecia as coisas boas da vida.

Muitas atividades foram desenvolvidas em todo o território nacional, a fim de divulgar a bebida. Entre elas, destaque para o evento realizado nasede da empresa, voltado para jornalistas, na ocasião do lançamento do produto. Um plano de mídia contemplando anúncios em grandes revistas, bem como filmes de 30” veiculados em TVs por assinatura, garantiram a exposição da Ypióca 160 na mídia. Também foram distribuídos mixes de materiais promocionais direcionados para as casas especiais das principais capitais do Brasil. Por fim, mais de 70 mildegustações foram promovidas em lojas de artigos refinados e casas especializadas.
A Ypióca receu prêmio especial da revista britânica The Spirits Business, única publicação internacional dedicada exclusivamente às novidades e principais tendências no setor global de destilados. A Ypióca 160 foi eleita a melhor cachaça da competição, tendo sido a única marca consagrada como o Cachaça Master...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ypioca 160
  • Análise Mercadológica Ypioca
  • Analise de mercado e posicionamento de duas marcas cearenses – estudo de caso entre ypioca e colonial
  • VIiabilidade Ypioca
  • MP 160
  • 1184623379 160
  • art 160 e 161 do cp
  • Art. 159 e 160 do CP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!