Análise transacional

Páginas: 10 (2386 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
A Análise Transacional é um método criado pelo psiquiatra americano, Eric Berne, para o crescimento e a mudança pessoal. Trata-se de uma ferramenta que permite a compreensão do "ser" e do "atuar" humano, baseado no fato de que todo ser humano pode aprender a confiar, a pensar e a sentir por si mesmo, tomando suas próprias decisões e suas emoções. Os estados de ego, PAI, ADULTO e CRIANÇA, e ainteração entre eles, forma a base desta teoria.
Esses Estados de Ego, como define Berne, "são descrições fenomenologicamente como um sistema coerente de sentimentos relacionados a um dado sujeito e operacionalmente como um conjunto de padrões coerentes de comportamento; ou ainda do ponto de vista pragmático, como um sistema de sentimentos que motiva um conjunto de padrões de comportamentos afins".Análise estrutural de primeira e segunda ordem
Numa análise de primeira ordem os componentes estruturais da personalidade, segundo o modelo da AT são: Estado de Ego Pai; Estado de Ego Adulto; Estado de Ego Criança. No entanto, Erick Berne, para adequar seu estudo a realidade e experiência clinica, promove a análise de segunda ordem que é compreendida subdividindo os estados do ego.
No estadode ego da criança o individuo é movido pelo que lhe dá prazer aos sentidos ou o que lhe traz prazer pelas ações. Esse estado é o primeiro dos Egos a existir e é componente biológico da personalidade. Seu pensamento é mágico, crédulo, sugestionável, detém a curiosidade, a criatividade, a intuição e a telepatia. Nele está o conceito "sentido" da vida. Subdivide-se em:
• Pai da criança – é chamadode criança adaptada, pois modifica suas atitudes conforme as influencias parentais. Se a mesma se manifestar de forma obediente, obedecendo cegamente às ordens impostas, é chamada de criança submissa. Já se a mesma se manifestar de forma opositora e questionadora de ordens é chamada de criança rebelde.
• Adulto da criança – é chamado de Pequeno professor, por sempre se manifestar de formapensante, imaginativa ou criativa.
• Criança da criança – é chamada de criança natural, por sempre procurar o agradável e fugir do desagradável.
Já no Estado de Ego Pai estão associadas às normas, regras do jogo e valores que servem de guia e orientação. Nele está o conceito "ensinado” da vida. Transmite pensamentos e sentimentos, de forma a moralizar e convencer a sociedade. Subdivide-se em:
• Pai dopai - é chamado de pai por excelência, pois impõe normas rígidas, de maneira severa e impositiva.
• Adulto do pai - é chamado de pai nutritivo, pois apóia de forma construtiva o desenvolvimento do outro.
• Criança do pai – é chamado de pai bruxo, pois impõem seus medos, frustrações e ansiedades no desenvolvimento negativo do outro.
No estado de Ego Adulto a lógica e a tranqüilidade, ajudam oindividuo a organizar os dados da realidade, no que convém e no que não convém. Nele está o conceito "pensado” da vida. Subdivide-se em:
• Pai do adulto – é chamado de ETHOS e representa as mensagens e informações parentais filtradas pelo adulto.
• Adulto do adulto – é chamado de TECHNOS e atua friamente, tendo a função básica e adaptação o individuo à realidade objetiva.
• Criança do adulto – échamado de PATHOS e atua captando as emoções exteriores, sem se envolver emocionalmente.

Análise das transações
A Transação é a unidade básica do comportamento na teoria da Analise Transacional. Compõe a linha efetiva de diálogo entre os Estados do Eu Pai, Adulto e Criança de uma (interno), de duas (simples) ou de três ou mais pessoas (complexa) e determina se o dialogo provavelmenteprosseguirá, interromperá ou terá aspectos ocultos. Cada transação pode ser estudada separadamente ajudando-nos a perceber como o indivíduo se relaciona com o meio onde vive.
As transações complementares são aquelas que envolve um estado de ego de cada pessoa, no qual o ego solicitado responde de maneira esperada daquele que emitiu o estímulo.
Já nas transações cruzadas são aquela em que o estado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • analise transacional
  • Análise transacional
  • Análise transacional
  • Análise transacional
  • Análise transacional
  • Transacional
  • Analise Crítica Percepção dos Funcionários sobre Mudanças Transacionais e Transformacionais em uma Organização...
  • liderança transacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!