Análise textual o cortiço

Páginas: 3 (617 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
A obra O Cortiço e Aluisio de Azevedo é um romance de tese,pois o comportamento dos personagens serão determinados por influência do meio, da raça, e do momento histórico em que eles vivem.
Periodohistórico: Naturalismo
Naturalismo/Realismo é a denominação genérica da reação ao estilo romântico que tentou superar o sentimentalismo através da busca da objetividade e da racionalidade. Não seenaltecem mais as personagens heroicas, a pátria idealizada, a mulher inatingível, o passado histórico. o momento presente é o que conta agora, os autores naturalistas criavam narradores oniscientes,impassíveis para dar apoio à teoria na qual acreditavam.
Temática: O discurso de O Cortiço é provocar na sociedade através das mazelas dessa camada o uso da palavra. Reúne-se no cortiço uma populaçãomuito baixa e miserável, que vivem em um ambiente pobre, degradado, acreditando que o homem é fruto do meio.
Temas predominantes:homossexualismo,traição, adultério, exploração do homem.O cortiço é umatentativa de dar conta do real.
A obra é um texto narrativo, pois segue uma ordem cronológica: O tempo da obra é um tempo linear, consiste em inicio, meio e fim, aprece com esta linealidadelembrando que isto também é uma caracteristica do naturalismo.Não há uma data especifica, mas fica claro que esta obra configura o Brasil do século XIX.
Tem como foco narrativo o Cortiço, é um narrador –observador, pois faz o uso de uma 3ª pessoa, também é um narrador onisciente, que relata a pobreza, as mazelas vivenciadas pelos personagens, desloca sua narração ora no Sobrado do Miranda ora no Cortiçode João Romão.
Possui espaço: O Cortiço, o sobrado de Miranda, a pedreira, mas o foco é o Cortiço.

Personagens:
• João Romão – Capitalista explorador, um português que vem para o Brasil com aintenção de enriquecer,Bertoleza – Trabalhador escravo, que pensa ter comprado sua alforria, Miranda – Burguês,Jerônimo – Disciplina no trabalho, Piedade – Mulher européia, Rita Baiana – Mulher...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O cortiço
  • analise o cortiço
  • O cortiço análise
  • O Cortiço, uma análise
  • Analise- O cortiço
  • O cortiço
  • O cortiço
  • Análise O Cortiço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!