Análise Supermercado

Páginas: 16 (3776 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2013



UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO
ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS E METODOS
PROF. MS. ANTÔNIO SIVIERO







EMPRESA: SUPERMECADO A LUZITANA





ARIELA FELICIA GOMES
FERNANDA CRISTINA
RAFAEL JOSE
PAULO ROBERTO MONTEIRO
SOLANGE GALON








CACOAL, 2013
INTRODUÇÃO1 GRAU DE RISCO


Os conceitos de perigo e de risco, bem como a relação entre ambos, podem facilmente levar a confusões. Um perigo é a propriedade intrínseca ou potencial de um produto, de um processo ou de uma situação nociva, que provoca efeitos adversos na saúde ou causa danos materiais. Pode ter origem em produtos químicos (propriedades intrínsecas), numa situação de trabalhocom utilização de escada, em eletricidades, num cilindro de gás comprimido (energia potencial), numa fonte de incêndio ou, mais simplesmente, num chão escorregadio (RODRIGUES, 2013).
Risco são a possibilidade ou a probabilidade de que uma pessoa que ferida ou sofra efeitos adversos na sua saúde quando exposta a um perigo, ou que os bens se danifiquem ou se percam. A relação entre perigo e riscoé a exposição, seja imediata ou em longo prazo, e é ilustrada por uma equação simples.

Dois métodos de avaliação de riscos considerados essenciais para a gestão de riscos profissionais são a determinação dos valores limite de exposição profissional (VLE) e a constituição de listas de doenças profissionais. A maior parte dos países industrializados constitui e mantém as suas listas de VLEatualizadas. Estes limites cobrem riscos químicos, físicos (calor, ruído, radiações ionizantes, frio) e biológicos. Uma lista notável em termos de cobertura e com um processo de revisão ímpar e, em consequência, usada como referência por outros países, é a lista dos valores limite de exposição (VLE) da Conferência Americana de Higienistas Industriais Governamentais (CAHIG).

Cardella (2010, p.71) paraestabelecer a estratégia é preciso considerar a natureza do fenômeno acidente, um evento indesejável, incerto e remoto.O objetivo da Gestão de riscos e manter os riscos associados a organização abaixo de valores tolerados.




2 DESCRIÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES


Segundo Pio (2008, p.05) analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos,habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito. E também se preocupa com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo.

Para Marras (2002, p.09) oscargos constituem os meios através dos quais a organização aloca e utiliza seus recursos humanos para alcançar seus objetivos, por meio de determinada estratégia. Dada a sua importância na estrutura organizacional, os cargos precisam ser descritos, projetados, delineados, definidos e estabelecidos. A descrição de um cargo estabelece o conteúdo de cada tarefa a ser executada, ou seja, definir o que oocupante do cargo deve fazer; especificar o método para execução de cada tarefa, e combinar as atividades individuais em blocos específicos, isto é, prescrever o conjunto de tarefas que deve compor o cargo.

De acordo com Marras (2002, p.11):

A descrição de um cargo é o processo de sintetizarão das informações recebidas e prospectadas no passo anterior de análise das funções, padronizando oregistro dos dados de maneira a permitir um rápido e fácil acesso aos contornos de cada um dos cargos da empresa. A descrição também registra a análise dos diversos requisitos exigidos pelo cargo, como: escolaridade, experiência, responsabilidade, condições de trabalho, complexidade das tarefas, conhecimentos, etc.

A Descrição de Cargos é à base de todo o sistema de Administração de Cargos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANALISE DE SUPERMERCADO
  • Análise Supermercado
  • Analise de supermercado
  • Análise ergonomica supermercado
  • ANALISE EMPRESARIAL Supermercado Popular
  • Uma análise do segmento de supermercados
  • Analise organizacional de um supermercado
  • Analise oraganizacional em um supermercado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!