Análise sociotécnica

Páginas: 18 (4379 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2012
TRABALHO

DISCIPLINA:Gestão Industrial
PROF.(a): Luciana

TEMA: Abordagem Sociotécnica

Nome:_________________________________________Pront :________
Nome:_________________________________________Pront :________
Nome:_________________________________________Pront :________Curso:____________ Turma:_______

IFSP- Campus São Paulo
São Paulo,19 de Outubro de 2012

Introdução
Com a evolução industrial após a 2ª Guerra Mundial e as Teorias de Organização do Trabalho que focavam ora a produção ora o trabalhador, houve a necessidade de criar um modelo que abordasse ambas as coisas.Foi entãoque na década de 1950, o Tavistock Institute of Humans Relations fez estudos sobre a organização do trabalho numa mineradora de carvão inglesa, que resultou na Teoria Sociotécnica de Organização.Ela propunha a substituição de estruturas burocráticas de trabalho por arranjos não-lineares baseados nos sistemas técnico e social das organizações.Neste trabalho tentaremos mostrar um pouco sobre estaimportante teoria da administração.

1.1 – Corrente Sóciotécnica
A corrente Sóciotécnica tem sua origem nos trabalhos desenvolvidos no Instituto Tavistock de Londres, nos anos 50, sob a coordenação de E. Trist e de F. Emery (Noulin, 1992).
Segundo Fleury, apud Proença (1993), coloca que as técnicas de organização do trabalho acima analisadas originaram-se de diferentes hipóteses sobre aquestão da produtividade. A Organização Científica do Trabalho parte da concepção eminentemente técnica, enquanto o Enriquecimento de Cargos enfatiza o sistema social, praticamente desconsiderando as condicionantes técnicas da produção.
Surge então a corrente sóciotécnica que, tendo como base a teoria geral dos sistemas, classifica as empresas como sistemas abertos sóciotécnicos.
O modelo sociotécnicoparte da abordagem de que todo sistema tem entrada, processamento e saída. Assim, a organização enquanto sistema de produção recebe (importa) matéria-primas (energia, informação, recursos) do meio ambiente, processa essas matérias-prima, através de uma conversão, em energia, informações, produtos acabados ou semi-acabados e serviços, que são exportados conforme exigências do meio ambiente (Santoset al, 1997).
Segundo este modelo, a organização é concebida como um sistema sócio-técnico, estruturado em dois subsistema:
| subsistema social, que compreende: os trabalhadores com suas características fisiológicas e psicológicas, o seu nível de qualificação: formação e experiência, as relações sociais dentro da organização e as condições organizacionais do trabalho. |
| subsistematécnico, que compreende: as tarefas a serem realizadas e as condições técnicas para a sua realização, envolvendo o ambiente de trabalho, as instalações, as máquinas, os equipamentos, as ferramentas e os procedimentos e normas operacionais, inclusive as condicionantes temporais para cada operação (Santos et al, 1997). |
A abordagem sóciotécnica fundamenta-se nos seguintes princípios:
1. a organizaçãoé um sistema aberto que interage com o meio ambiente:
A empresa como um sistema aberto significa considerar, na busca da melhor combinação entre os sistemas técnico e social, a inter-relação entre a empresa e o seu ambiente, considerando que o problema essencial e de adaptar-se a seu ambiente, às condicionantes da concorrência, etc.
2. a organização tem uma capacidade de auto-regulação;3. a organização pode alcançar é um sistema aberto que interage com o meio ambiente;
4. a organização pode alcançar um mesmo objetivo por diferentes caminhos e utilizando diferentes recursos.
A abordagem sóciotécnica mostra que a técnica e a organização não podem ser pensadas independentemente uma da outra. Não que haja uma ligação determinística entre elas: uma técnica não determina um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abordagem Sociotecnica
  • Abordagem sociotécnica
  • Abordagem sociotécnica
  • abordagem sociotecnica
  • abordagem sociotecnica
  • Abordagem sociotécnica
  • Abordagem sociotecnica da administração
  • Abordagem sociotécnica da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!