Análise sociológica do mengão sob a luz de simmel

Páginas: 3 (695 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Trabalho de Introdução à Sociologia – Prof. Paulo Baía
Cláudio Robledo Pinto de Oliveira - (dre)

"Se Euclides da Cunha fosse vivo teria preferidoo Flamengo a Canudos para contar a história do povo brasileiro". 
(Nélson Rodrigues)

“Um homem pode mudar tudo. A sua cara, a sua casa, a sua família, a sua namorada, a sua religião, o seu Deus. Mas há umacoisa que não pode mudar. Não pode mudar a sua paixão.”
(Do filme El Secreto de Sus Ojos, de J.J. Campenella)

Começamos com uma citação do escritor e dramaturgo tricolor Nélson Rodrigues pararesponder a pergunta chave desse trabalho: “o que é afirmar o ‘ser brasileiro’?”. Podemos construir uma noção historiográfica do que é a identidade nacional, como ela é construída, através de quaisreferências, mártires, líderes, mitos, eventos... Mas, como isso é construído no imaginário dos cidadãos a cada dia que passa? Semana passada comemoramos mais um sete de setembro, mas para além do grito deindependência às margens do Ipiranga, o que nos identifica como brasileiros? É um “independência ou morte” que nos aproxima e faz-nos sentir parte de um grupo, de uma nação? Verdade que tanto noBrasil, quanto em outros países, a cultura e os costumes nos identificam mais do que nosso passado heróico (ou não). O carnaval, o futebol; Portela, Mangueira, Pelé, Zico... Não falemos então sobre o diasete de setembro, para esse trabalho a base que fora pedida foi um evento da última quinta-feira, dia oito.
O evento escolhido do dia oito de setembro foi o jogo do Corinthians e o Flamengo; e a redede sociabilidade as torcidas, duas maiores torcidas do Brasil. Como responder a questão chave com isso? Em “Questões Fundamentais da Sociologia”, Simmel fala que a sociedade se constitui na relaçãodos indivíduos entre si, pois os mesmos estão sempre ligados uns aos outros, - partilhando de algo, trocando influências - formando uma espécie de uma grande rede, uma unidade. “A sociedade é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de itaquera sob à luz da saúde
  • contribuições sociológicas de Georg Simmel
  • Análise sociológica da indisciplina escolar sob a perspectiva de émile durkheim
  • Análise de julgado do CADE sob a luz dos princípios do Direito Constitucional e Comercial.
  • Educaão Corporativa
  • Análise Sociológica
  • Democracia sob ums visão sociológica
  • Análise Sociologica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!