Análise sobre o livro Viagens da Minha Terra

Páginas: 7 (1553 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
1. Bibliografia
João Leitão da Silva, mais conhecido como Almeida Garrett, nasceu no Porto no dia quatro de fevereiro de 1799.
Estudou direito em Coimbra no ano de 1816, e em 1843 publicou sua principal obra: Viagens na minha terra, primeiramente em folhetins, virando livro três anos depois.
Precursor do romantismo português, influenciado pelos ideais liberalistas, Garrett sofreuperseguições políticas, fato que o obrigou a exilar-se na Inglaterra. Tendo contato com o romantismo inglês inspirou-se em Lord Byron e Walter Scott.
Entrou para a vida pública servindo como diplomata, sendo nomeado ministro em 1852.
Almeida Garrett morreu em nove se dezembro de 1854.
Dentre suas obras destacam-se: Camões (1825), Dona Branca (1826), Adozinda (1828) e Catão (1828).
Sendo as principais:
Noteatro: 1843- Frei Luís de Gonzaga
Na prosa: 1846- Viagens na minha Terra
Na poesia: 1853- Folhas Caídas
2. Resumo do enredo
“Viagens na Minha Terra” pode ser considerado um romance contemporâneo. Um livro difícil de enquadrar em gênero literário, pelo hibridismo que apresenta, além da viagem, que de fato acontece, paralelamente o autor conta um romance sentimental.
O conteúdo da obra partede um fato real, uma viagem que Garrett fez a Santarém. Além disso, Garrett relata várias viagens paralelas. Como a história romântica de Carlos e a “menina dos rouxinóis”- Joaninha.
O Romance resume-se a história, de uma velhinha com sua neta Joaninha. A menina-moça tem um primo, filho da única filha da avó, que já falecera, portanto morava apenas com a avó. Todas as semanas, Frei Dinis iavisitá-las, e algumas vezes levava notícias de Carlos, que já algum tempo, fazia parte do exército de D. Pedro.
Só que a maneira como Frei Dinis falava de Carlos, dava para perceber que a idosa e Frei Dinis escondiam algo. Em 1830, Carlos forma-se em Coimbra, aproveitando para visitar a família, embora com muitas suspeitas em relação à avó e Frei Dinis ( Carlos também pressentia que ele e a avómantinham um segredo).
Enquanto esteve na Inglaterra, Carlos relacionou-se com Georgina.
No ano de 1833, a guerra civil estava em seu auge, Lisboa estava no poder, e Carlos era um dos guerreiros da parte Realista.
A casa de Joaninha foi tomada por soldados, que vigiavam a passagem dos Constitucionais.
Durante um passeio, por perto de casa, Joaninha encontra Carlos, que pede para que ela não diganada sobre ele, abraçam-se e trocam juras de amor ali mesmo. Só que Carlos sabia que Georgina o esperava, sua mente tornou-se confusa, já não sabia se amava Georgina.
Com Carlos ferido e alojado perto do vale onde morava Joaninha, recebeu inúmeras visitas para ajudá-lo em sua recuperação.
Quando Carlos, depois de muita insistência de Joaninha, foi ver a avó, ficou surpreso da cegueira dela, e porlá encontrou Frei Dinis, de quem passou a gostar menos ainda.
Enquanto permaneceu lá, Carlos e Joaninha mantiveram um intenso romance.
Mas, Carlos, já recuperado dos ferimentos seguiu para a tropa, mas antes passa na casa da avó para se despedir. Implora que ela conte a verdade sobre o segredo. Então, Dona Francisca conta que frei Dinis é pai de Carlos, que sua mãe morreu de desgosto, e para sedefender, Frei Dinis mata o pai de Joaninha, e o marido da sua amante.
Com isso, Carlos vai embora, deixando Joaninha desolada e volta a viver com Georgina. Escreve à prima contando todo o seu romance com Georgina, o que para a moça foi um impacto terrível. Mais tarde Carlos tornou-se Barão. Também abandona Georgina, que vira freira.
Joaninha enlouqueceu e morreu. Frei Dinis foi quem cuidou davelha senhora até a morte. E assim o comboio chega ao Terreiro do Paço, e Garrett finaliza mais uma de suas melhores obras.
3. Personagens
Principais:
Joana- personagem esférica. Conhecida como a “menina dos rouxinóis”, tinha 16 anos, olhos verdes fascinantes, não era feia nem bela. Típica heroína romântica: íntegra, pura e fiel ao seu amor, ajudava muito os outros. Representa a pureza da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre o Livro Viagens na Minha Terra
  • Livro viagens na minha terra
  • resumo do livro: Viagens na minha terra
  • livro viagem ao centro da terra
  • Seminário do livro Viagens Na Minha Terra
  • Livro viagens na minha terra
  • Viagens na Minha Terra (Livro)
  • Resumo do livro Viagens na minha terra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!