Análise sobre o documentário Lixo Extraordinário

Páginas: 5 (1171 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Documentário Lixo Extraordinário

Com o objetivo de retratar a realidade em que viviam muitos catadores de um dos maiores aterros sanitários do mundo, Jardim Gramacho, localizado na periferia do Rio de Janeiro, o trabalho realizado pelo artista plástico Vik Muniz, quebra as barreiras do preconceito, mostrando que há ser humano, criatividade e arte onde muitos pensam que não exista e ao mesmotempo denuncia as condições precárias em que viviam aqueles trabalhadores.
Vivendo a maior parte do dia em contato direto com o lixo, estando assim expostos a muitas doenças, os trabalhadores de Gramacho vivenciavam aquela situação não porque queriam mas porque precisavam. A escolha de Gramacho como cenário para o trabalho de Muniz, está relacionada com o fato dele ter nascido em uma família declasse média baixa, o que aumentou sua proximidade com aquelas pessoas e com sua realidade, além disso, o artista estava dando aquelas pessoas e suas famílias a oportunidade de serem não apenas atores coadjuvantes de seu trabalho mas atores principais de suas vidas.
Muniz juntamente com os catadores de Gramacho provou que a arte está em todos os lugares, em todas as pessoas, independente de cor,raça, ocupação social ou gênero. Assim, o artista deu aos catadores de Gramacho a oportunidade de acreditarem em si mesmos e mostrarem para o mundo, que o trabalho realizado por eles diariamente tem o mesmo valor que qualquer outro tipo de atividade, que é digno e merece ser conhecido e melhor cuidado e que é possível sim, fazer arte com pessoas , e em lugares que menos se espera.
A partir darealização do trabalho, os catadores de Jardim Gramacho passaram a ter um novo olhar para a realidade do trabalho que realizavam e a realidade em que viviam. As figuras retratadas nas telas de Muniz mostram muito bem isso, cada qual com sua grandeza de significado. Pode-se citar como exemplo, o retrato da senhora, semeando o lixão e, era realmente o que ela fazia ali todos os dias, ao cozinhar paraaqueles catadores. A tela da menina com os filhos é semelhante a imagem de uma santa, como que acolhendo os seus filhos. As demais mulheres representadas nas telas, demonstram fortaleza, vontade de querer transformar as suas vidas, buscando algo melhor para elas e suas famílias.
Sendo o pensador, aquele que realiza profundas observações, a figura do agente comunitário, representando o pensadorMarat, mostra que a escolha foi bem feita, já que desde o início de seu trabalho como catador, ele via o que realizava como algo que contribuía para a sociedade.
A partir dessas obras de artes desenvolvidas com a participação dos catadores, e também com o rosto de alguns deles surge uma admiração pela força de vontade, pois são pessoas que foram forçadas a viver entre o lixo para sobreviver, muitadas vezes por falta de condições financeiras, centenas de pessoas são forçadas a viver no lixo para retirar dele alguma renda. Ninguém por consciência própria, escolhe uma vida daquelas. São homens e mulheres que têm forjado no seu íntimo um instinto de sobrevivência muito forte e digno de admiração. Todos os dias aquelas pessoas enfrentam dificuldades para manter a sua dignidade. Podemos notarao longo do filme através dos depoimentos, que as pessoas preferem a vida de catador, do que a de se entregar ao tráfico de drogas, ao crime e à prostituição, ou seja, são pessoas que apesar de não terem nenhuma condição financeira, preferem manter a sua dignidade, ética e moral ao trabalhar em um aterro sanitário (lixão) ao inves de viver na marginalidade.
A mudança de vida ocorrida com essegrupo de pessoas, estendida para os demais trabalhadores de Gramacho chama a atenção para o exercício da cidadania. Aquelas pessoas ao respeitarem os deveres, como pagar impostos, por exemplo, estão executando a cidadania mas os seus direitos como cidadãos não estão sendo respeitados, ou seja aquelas pessoas tinham sido excluídas pelo poder público.
É muito triste, pensar que em uma sociedade, com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATIVIDADES sobre o documentário LIXO EXTRAORDINARIO
  • Análise do filme/documentário: “O Lixo Extraordinário”
  • Resenha do documentário
  • Resenha do documentário ''Lixo Extraordinário''
  • Documentário Lixo Extraordinário
  • Resumo
  • O documentario Lixo Extraordinario
  • Documentario lixo extraordinario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!