Análise sintática

Páginas: 2 (405 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2012
Análise sintática é uma técnica empregada no estudo da estrutura sintática de uma língua. Ela é útil quando se pretende:

1. descrever as estruturas sintáticas possíveis ou aceitáveis da língua; ou2. decompor o texto em unidades sintáticas a fim de compreender a maneira pela qual os elementos sintáticos são organizados na sentença.

A compreensão dos vários mecanismos inerentes em umalíngua é facilitada pelo procedimento analítico, através do qual buscam-se nas unidades menores (por exemplo, a sentença) as razões para certos fenômenos detectados nas unidades maiores (por exemplo, otexto). Dessa forma, a Gramática Normativa (aquela que prescreve as normas da língua culta) sempre se ocupou em decompor algumas unidades estruturais da língua para tornar didática a compreensão decertos fenômenos. No âmbito da fonologia, tem-se a análise fonológica, em que a estrutura sonora das palavras é decomposta em unidades mínimas do som (os fonemas); em morfologia, tem-se a análisemorfológica, da qual se depreendem das palavras as suas unidades mínimas dotadas de significado (os morfemas).
Em sintaxe, os artigos, pronomes e adjetivos que modificam um substantivo são chamados deadjuntos adnominais. Entenda para que eles servem e como funcionam.

Observe a primeira estrofre do Hino Nacional:

Ouviram do ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E osol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

A letra fica tão interessante porque muitos substantivos vêm cercados por adjetivos. Vamos observar alguns:

-asmargens plácidas

-um povo heróico

-o brado retumbante

-o sol da Liberdade

-raios fúlgidos

Podemos verificar que os substantivos margens, povo, brado, sol e raios aparecem especificados poradjetivos de grande impacto: plácidas, heróico, retumbante, fúlgidos, o que confere um tom grandioso e brilhante ao texto. Os substantivos também são especificados por artigos, como as, um e o....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise sintática
  • Análise sintática
  • Analise sintatica
  • Análise sintática
  • Análise Sintática
  • analise sintatica
  • Analise sintática
  • analise sintatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!