Análise setorial

Páginas: 13 (3230 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2012
ANÁLISE SETORIAL
1. Informações do Setor
Os principais players do mercado de telefonia móvel são as operadoras Vivo, TIM, Claro e Oi que representam 99, 7% do setor.
1.2. Fornecedores
Mencionam-se como principais insumos, as empresas provedoras de soluções de rede e infraestrutura, sistemas para as operações dos serviços, aparelhos celulares e atendimento (Call Center). Vide Anexo A paraverificar os principais fornecedores.
1.3. Retorno sobre o Ativo Total (ROA)
Veja no Anexo B, as informações financeiras concernentes ao Retorno sobre o Ativo Total (ROA), média do setor e Desvio Padrão. As informações financeiras da operadora “VIVO S/A” não foram inclusas no quadro, devido a recente aquisição da empresa pela Telefônica que acoplou a telefonia móvel com fixa, impossibilitando aanálise dos dados.
1.4. Principais Distribuidores
Temos como principais distribuidores de produtos e serviços das operadoras as: lojas virtuais, site das operadoras, lojas, quiosques em lojas físicas de varejistas, lojas próprias das operadoras, quiosques em diversas localidades, canais de atendimento por telefone, banca de jornal (chips), etc. Com relação aos compradores/usuários podemos citarpessoas físicas e jurídicas.






ANÁLISE DA INDÚSTRIA

2. Cinco forças de Michael Porter











Serão apresentadas a seguir, as Cinco forças do modelo Porteriano sobre a atratividade da indústria de Telefonia Móvel no Brasil,conforme modelo acima.
2.1. Ameaça de Novos Entrantes

- Necessidade de Capital e Economia de Escala: Uma empresa de Telecomunicações necessita de alto capital para poder atender as exigências de sua agência regulamentadora, (Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações), não só para manter a operação dos seus serviços, mas para conseguir as concessões de freqüências (bandas) para a prestação deseus serviços por todo país. Pode-se concluir que as barreiras para novos entrantes são elevadíssimas devido à necessidade de economia de escala e altos níveis de investimento e capital o que torna o setor atrativo.
- Acesso à Distribuição: Têm-se como principais distribuidores de produtos e serviços das operadoras as: lojas virtuais, site das operadoras, lojas, quiosques em lojas físicas devarejistas, lojas próprias das operadoras, quiosques em diversas localidades, canais de atendimento por telefone, banca de jornal (chips), entre outros. O grande e fácil acesso a distribuição dos serviços de telefonia móvel torna o setor atrativo.
- Curva de Experiência: O estudo de tecnologias, percepção dos clientes com os serviços e imagem da empresa ao longo do tempo, influencia o desempenho de umplayer no mercado de telefonia móvel, ou seja, a curva de experiência nesta indústria é alta e torna o setor atrativo. Um exemplo é o conhecimento compartilhado entre os players para a criação e funcionamento da portabilidade numérica no Brasil, onde todos as operadoras possuem sistemas integrados e compatíveis para manter a comunicação entre elas para que o processo ocorra com sucesso.
-Retaliação: Neste setor a retaliação é grande. A alta concentração de players atuantes já faz com que eles disputem entre si cliente a cliente a “ferro e fogo” com promoções agressivas (vide as ofertas nos sites das operadoras no segmento pré-pago, por exemplo) o que gera uma grande barreira para um novo entrante, que se quiser se inserir no mercado já vai ter que diminuir sua margem de lucro paraentrar na briga com o mesmo nível dos players atuais. Essa barreira torna o setor atrativo.
-Política Governamental: O setor analisado possui uma agência regulamentadora (Anatel), no qual determina como o mercado deve funcionar a fim de incentivar a concorrência e a melhoria nos serviços. Tais políticas em sua maioria não são “atrativas” para os players atuais, como por exemplo, o leilão da Banda H...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise setorial
  • Analise setorial
  • Analise setorial
  • Analise setorial
  • Analise Setorial
  • Analise setorial
  • Análise Setorial
  • analise setorial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!