Análise setorial indústria naval

Páginas: 26 (6306 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
Universidade Federal Fluminense
Faculdade de Economia
Curso: Ciências Econômicas.

Indústria Naval

Trabalho de graduação dos alunos: Douglas Oliveira Araujo e Paulo César Filho, apresentado à disciplina: Indústria e Política Industrial; professor Jorge Brito.

Niterói
Novembro / 2010

Conteúdo
1) Introdução 3
2) Caracterização da Estrutura da Indústria 3
2.1) Tipo de produto: 32.2) Grau de concentração: 4
2.3) Outras características estruturais da indústria de naval 5
2.4) Barreiras à entrada: 5
3) Estratégias Empresariais 6
4) Caracterização do Padrão de Concorrência Setorial 9
5) Política Industrial 12
5.1) Principais Políticas praticadas: 12
5.2) Resultados positivos para a indústria de construção naval da PDP – Política de Desenvolvimento Produtivo14
5.3) Resultados da PDP para a indústria da construção naval 15
5.4) Instrumentos de política para o setor naval brasileiro. 17
6) Perspectivas para o Brasil e Cabotagem 19
6.1) Cabotagem 19
6.2) Perspectivas para o Brasil 19
7) Indicadores da Indústria Naval no Brasil: 21
8) Conclusão 22
9) Referencias Bibliográficas 23

1) Introdução

A indústria naval tem papel importanteno desenvolvimento econômico e na autonomia de países costeiros.  Os benefícios macroeconômicos criados como o emprego, a mobilização de uma cadeia de fornecedores, o giro da economia e o incentivo ao trading internacional são suficientemente positivos para compensarem as dificuldades intrínsecas à atividade: a baixa lucratividade histórica, a enorme ciclicidade, o equilíbrio quase sempre deslocadoà sobrecapacidade, e concorrências desleais.
O exemplo de países como Japão e Coréia que já absorveram os benefícios citados, o Brasil inicia um programa de mobilização para um desenvolvimento mais pujante de sua indústria de construção naval, aproveitando o ciclo de crescimento expressivo das atividades petrolíferas offshore no país. A movimentação criada, juntamente com os investimentosgerados pela demanda garantida, são condições suficientes para deflagrar o processo de desenvolvimento.
2) Caracterização da Estrutura da Indústria
A estrutura competitiva do segmento de construção naval é bastante complexa. É um setor intensivo em capital, mas que também é intensivo em mão-de-obra. Grandes áreas litorâneas, amplas instalações civis (como diques e cais), grande quantidade deequipamentos de içamento e movimentação, além de gigantescos galpões de montagem (muitas vezes automatizada) são características dos estaleiros líderes que, entretanto, convivem com a necessidade de empregar de 10 a 20 mil pessoas, operários altamente capacitados, em geral ligados às diversas etapas de soldagem e conformação de metais, e portadores de conhecimentos tácitos essenciais para a produção denavios. Ou seja, a despeito de grande processo de automatização da produção nos últimos anos, a montagem ainda não pode prescindir de grande quantidade de mão-de-obra qualificada e, em geral, melhor remunerada do que outros operários metalúrgicos.

2.1) Tipo de produto:
Os produtos do mercado da indústria naval são produtos caracterizados de forma homogênea, tendo como um importante fator dedecisão o preço. Eles são padronizados e os insumos representam custos significativos para os compradores. Além disso, os produtos do setor não são importantes para a qualidade dos produtos ou serviços produzidos pelos compradores e, além disso, o produto do setor não tem valor econômico para o comprador. Dessa forma, é mais fácil definir os limites do mercado, uma vez que as decisões das empresas nãosão tão complexas (não possuem interferência de estratégias de marketing, tecnologia, posicionamento etc.).
O produto da indústria naval possui um alto ciclo de vida, sendo considerado um dos meios de transporte que apresentam o mais baixo custo-benefício. Um navio tem uma vida útil de cerca de 30 anos o que faz com que o produto possa suportar períodos de redução ou aquecimento da demanda....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise setorial da indústria siderúrgica
  • Analise Da Evolu O Da Industria Naval
  • Breve análise setorial da indústria de bebidas no brasil
  • industrias navais
  • Industria naval
  • ANALISE SETORIAL
  • Analise setorial
  • Analise setorial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!