Análise semiotica de produtos

Páginas: 19 (4724 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 6
6

1. INTRODUÇÃO

1.1 TEORIAS DA SEMIÓTICA COMPARATIVA

A análise Semiótica comparativa quando usada pela propaganda tem o objetivo de aumentar o potencial comunicacional de um determinado produto, imagem ou embalagem apresentada, ou seja, que elementos que as fabricantes utilizam para poder comunicar o que sua marca representa
72. OBJETIVOS

Este trabalho teve como objetivo mostrar uma análise semiótica comparativa entre dois produtos de uma mesma funcionalidade, de uma mesma linha, mas de fabricantes diferentes, desta forma, foi possível identificar o método utilizado por cada uma delas para atrair o público alvo e dar mais credibilidade ao seu produto.
⎫ O ponto de vistaqualitativo- icônico – que são aspectos qualitativos de um produto que é efeito de suas cores, linhas, volumes, dimensões, texturas, luminosidade, composição, forma, design, etc.
⎫ O ponto de vista singular-indicativo – é analisado como algo que existe em um espaço e tempo determinado, são analisados os índices que apresentam sua origem.
⎫ O ponto de vista convencional –simbólico – os produtos são analisados no seu caráter, um tipo de produto, quais os horizontes de expectativas culturais eles preenchem, o poder representativo do produto, o tipo de usuário ou consumidor.
8

3. METODOLOGIA DA PESQUISA QUALITATIVA

O tipo de pesquisa que foi aplicada é o exploratório, pois tem como objetivo analisar e identificar as classes significativas nasembalagens de sabão em pó.
9

4. JUSTIFICATIVA DO ESTUDO

Tem fundamental importância, pois ao compararmos ambos os produtos, notam-se os símbolos presentes de cada embalagem, e o que esses aspectos influem na decisão final de compra.
10

5. CARÁTER DAS MARCAS

A análise a seguir, tem por meta comparar os rótulos e embalagens de duas marcas de sabão em pó,uma delas, ambas as marca Omo Multiação, que se destina aos consumidores do sexo feminino classe A, B e C, e por outro lado temos a marca Ariel que se destina ao mesmo publico. A análise pretende revelar quais são os atributos de design presentes nos dois tipos de marcas e que são capazes de atingir seu publico alvo.
As duas embalagens de Sabão em pó tem diferenças bem específicasnos rótulos como, as cores, tipografias, símbolos, ícones.
11

6. HISTÓRICO DA EMBALAGEM OMO

6.1 OMO

[pic]

Imagem 1: Logo
OMO.

Antigamente o ato de lavar roupas era penoso para as donas de casa: preparar o molho, esfregar, alvejar e quarar eram parte da rotina doméstica etarefas encaradas como necessárias, conforme os ensinamentos passados de mãe para filha. Isto até não surgir o sabão em pó OMO. Brancura, brilho, alto desempenho e qualidade superior na lavagem levaram OMO à liderança de mercado em boa parte dos países onde está presente. Afinal, dificilmente uma dona-de-casa, especialmente a brasileira, não ouviu ou muito menos comprou o sabãoem pó que deixa mais branco.

6.2 A HISTÓRIA

A marca OMO foi registrada pela primeira vez na Inglaterra no ano de 1908 pela Lever Brothers (empresa que daria origem a Unilever em 1930). O produto era um amaciante de roupa que, em 1909, daria lugar a um sabão em pó para limpeza de tecidos brancos. Seu nome era a abreviatura de Old Mother Owl (velha mãe coruja),representação do zelo materno e da sabedoria. Na primeira embalagem, havia a ilustração de uma coruja estilizada e a frase “Safe Whitener and Cleaner”. As letras “o” representavam graficamente seus olhos, enquanto o “m” formava o nariz e o bico da ave. Em 1954, a Unilever lançou OMO em uma nova versão, detergente em pó. O sofisticado e novo conceito de detergente em pó, artigo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dimensões Semióticas
  • ANALISE SEMIOTICA
  • Análise Semiótica
  • Análise Semiótica
  • Analise semiotica
  • Analise Semiotica
  • Analise Semiotica
  • Analise semiotica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!