Análise semiótica

Páginas: 5 (1115 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Análise semiótica – Papinha Nestlé

Neste anúncio da Nestlé, veiculado na revista Veja/2004, que é destinada a um público geral, o anúncio está destinado especialmente às mães que trabalham fora e não tem muito tempo para afazeres domésticos.
A aparência da mãe é de uma mulher moderna que provavelmente acabou de chagar em casa e encontra seu filho à vontade, somente de frauda asua espera. Há também a imagem da papinha aberta em cima de uma bancada, pronta para o consumo, uma cesta cheia de legumes, diversos outros recipientes de papinhas e o desenho de um recipiente grande da papinha.
Esses são argumentos icônicos para mostrar a naturalidade do produto Nestlé e também difundir determinada marca, produto ou serviço, despertando o interesse e adesão dopúblico-alvo.


























Análise semiótica – Cartaz filme Batman 2012

Essa imagem pode ser considerada um ícone, porque ícone é um signo que esta fundamentada em uma relação de semelhança com seu objeto. No caso dessa imagem faz com que ela tenha um grau de proximidade grande com seu objeto, que seria o personagem Batman. O ícone se caracteriza por sersemelhante àquilo que ele representa.
O contorno formado pelos prédios, que simula a imagem do morcego, pode ser considerado índice. A imagem do morcego não está, de fato, presente na imagem, há apenas indícios de sua existência.


















Análise semiótica – All Star

A marca no final da propaganda é um símbolo que diz a quem se refere à propaganda. Otexto de apoio em português "às vezes é muito difícil abrir mão de uma coisa boa" nos ajudam a compreender o que está acontecendo na imagem.
Há também um ícone de uma pessoa e de lençóis, ainda no mesmo elemento há um índice que nos remete que tal pessoa estaria deitada e dormindo. Junto a isso está o ícone de um tênis e o seu símbolo que nos faz entender que se trata de um All Star.Fazendo outra análise pelo meio da primeiridade, secundidade e terceiridade. Os símbolos e índices na propaganda são a primeira impressão, o texto de apoio nos ajuda a passar da primeiridade para a secundidade, pois passamos a uma compreensão a peça. A terceiridade é a compreensão de todos os elementos que na peça acima é que o tênis all star por ser confortável da ate para dormir com ele.Análise Semiótica – Propaganda VW Jetta













Os elementos contidos na imagem são crianças, brinquedos enterrados na areia, uma mulher, uma revista, um picolé e bastante areia que forma o formato do interior de um carro, temos em baixo uma faixa branca, do lado esquerdo um carro e do lado direito uma frase, “Getting there is a fun. Jetta.”, é umícone.
Na imagem temos uma criança enterrada na areia no que seria o banco traseiro de um carro, que pelo ícone que nos representa a marca VW damos por entender que seja um carro da marca, e outra criança dando picolé na boca da primeira criança, que está enterrada. Temos uma mulher no suposto banco dianteiro tomando sol.
A tradução para o texto que temos na propaganda é: “Chegar lá éum divertimento. Jetta.”, ou seja, a imagem nos dar exatamente isso, pessoas se divertindo na praia, a marca quis passar para o seu publico alvo que o Jetta não se tratava de um simples carro, ele ia além, ele daria as pessoas a sensação de divertimento quando estivesse a bordo do carro.


Análise Semiótica – Propaganda Coca Cola 2010

A imagem da garrafa de coca cola pode serconsiderada um ícone, pois ela se assemelha ao produto original. A frase: “viva o lado coca cola da vida” seria um símbolo, porque ela se relaciona com o produto por meio de associações convencionais ou consensuais. Somente lendo a frase, conseguimos entender o que o anunciante quer passar, sem ter alguma outra coisa indicando. Entendemos que é um produto bom, e que quem o utiliza será mais “feliz”....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise Semiótica
  • Análise Semiótica
  • Analise semiotica
  • Analise Semiotica
  • Analise Semiotica
  • Analise semiotica
  • Análise Semiótica
  • Análise Semiotica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!