Análise Semiótica

Páginas: 21 (5249 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014
ANÁLISE SEMIÓTICA DA OBRA “RELATIVIDADE” DE MAURITS CORNELIS ESCHER: análise sígnica de uma imagem litográfica com base em tricotomias de C. S. Peirce.
GUESSER, Kelli.
kellyguesser@hotmail.com

Resumo
Nesta análise caracterizamos a imagem litográfica de Maurits Cornelis Escher mostrando sua importância sígnica e simplificando-a para o intérprete. A litografia ou litogravura é um tipo degravura. Essa técnica envolve a criação de marcas sobre uma matriz (pedra calcária) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. A Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através de fendas e sulcos na matriz, como na xilogravura e na gravura em metal.
Todo tipo de desenho oupintura é um signo, pois é capaz de produzir efeitos interpretativos na mente. A litografia em questão, nomeada como “Relatividade”, de 1953, é uma das obras mais conhecidas de Escher. Ela mede 29,1 por 29,4 centímetros. A imagem revela uma escada “impossível”, desenhada em ângulos diferentes, em que seres sobem e descem desafiando a lei da gravidade e criando uma sensação estranha em seuintérprete. Uma das principais contribuições da obra deste artista está em sua capacidade de criar imagens com efeitos de ilusões de óptica. A tela brinca com a composição de dimensões que se vê tradicionalmente em quadros.
Discutiremos esta obra dentro da semiótica e caracterizaremos três tricotomias de C. S. Peirce. A partir das classificações dos signos propostas por Peirce, apresentamos uma análisesígnica da obra litográfica, que apresenta três forças gravitacionais operando perpendicularmente umas em relação às outras. Nela observamos vários espaços impossíveis, manipulações extraordinárias do espaço, tempo e perspectiva, simultaneidade de perspectiva, positivo e negativo intercambiáveis e muita ilusão. Existem nesta obra, três pontos de fuga que ficam além da imagem e que formam umtriângulo equilátero de 2 metros de comprimento.
Para investigar semioticamente as artes, comparamo-las à linguagem, olhamos para elas como formas de expressão e de comunicação, carregadas de certa mensagem a se descodificar.
A semiótica tem uma abordagem descritiva. O que ela faz é analisar as obras de arte na sua dimensão simbólica e significativa, e consequentemente nas suas estruturas designificação.
Escher, mesmo sem saber já falava semioticamente sobre suas obras:
“Minhas imagens requerem uma explicação, porque sem isso elas são muito herméticas e têm muito de uma fórmula só para os Iniciados. Ao mesmo tempo, o conjunto de ideias que elas expressam, embora essencialmente factual e impessoal, parece, para minha constante surpresa, ser tão pouco usual e, nesse sentido, tão inédito, que eunão conseguiria encontrar um expert com suficiente compreensão para escrever a seu respeito, sem ser eu mesmo”, escreveu Escher, em 1958.

“Um homem propõe-se a tarefa de desenhar o mundo. Ao longo dos anos povoa um espaço com imagens de províncias, de reinos, de montanhas, de baías, de naves, de ilhas, de peixes, de habitação, de instrumentos, de astros, de cavalos e de pessoas. Pouco antes demorrer, descobre que esse paciente labirinto de linhas traça a imagem de seu rosto.” Jorge Luiz Borges, 1952.

Palavras-chave: Semiótica; Signo; Imagem litográfica; Escher; Tricotomia.



Introdução
Utilizaremos para esta Análise Semiótica a obra feita na técnica de litografia por volta do ano de 1962: “Relatividade”, do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher, especialista emxilogravuras e litografias, nascido em 1898 em Leeuwarden, cidade ao norte da Holanda.
A Semiótica estuda todos os tipos de signos (na linguagem verbal e também não-verbal), estabelecendo-se como uma ciência que envolve todas as linguagens, ela estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas de significação. Na antiguidade, uma disciplina médica chamada de "semiologia" que é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise Semiótica
  • Analise semiotica
  • Analise Semiotica
  • Analise Semiotica
  • Analise semiotica
  • Análise Semiótica
  • Análise Semiotica
  • Análise de Semiótica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!