Análise semiótica - embalagem trident sensations

Páginas: 6 (1333 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
ANÁLISE SEMIÓTICA DA EMBALAGEM TRIDENT SENSATIONS
Gisele Ramos e Fernanda Soares


Tudo começou, quando em meados da década de 50, as autoridades públicas americanas começaram a demonstrar enorme preocupação com o excessivo consumo de chicletes por parte de crianças e adolescentes devido à alta concentração de açúcar do produto, um dos principais responsáveis pelo aparecimento das cáries. Oslaboratórios da empresa American Chicle Company, comandados pelo químico Tony Bilotti, principal responsável pelas pesquisas, iniciaram então o desenvolvimento do chiclete TRIDENT, lançado no mercado americano para teste em 1962 em resposta a uma necessidade especial: o chiclete sem açúcar com a mesma textura e sabor do original.
O nome do chiclete surgiu em 1960, quando o produto estava sendodesenvolvido, pois sua composição continha açúcar e mais três enzimas para o controle de tártaro: daí o nome TRI (derivado de três enzimas) e DENT (derivado de Dentist/Teeth). Logo em seguida a empresa, e conseqüentemente a marca TRIDENT, foi comprada pela Adams, que introduziu um novo posicionamento para o produto com o slogan “4 out of 5 Dentists surveyed would recommend sugarless gum to theirpatients who chew gum”.
A história da marca TRIDENT sempre acompanhou a evolução dos gostos dos consumidores criando conceitos e plataformas que respondem a necessidades funcionais (higiene oral e sensação de frescura) e que proporcionem benefícios emocionais associados ao puro prazer de mastigar um chiclete (sabores intensos, duradouros, novas texturas e aromas) resultando em uma verdadeira viagemdivertida e multi sensorial. A imagem e o formato das embalagens também têm seguido esta evolução tornando-se: mais práticas, apropriadas a diferentes ocasiões de consumo, mais apelativas, diferenciadas e sofisticadas.
O chiclete TRIDENT está presente em mais de 25 países ao redor do mundo, sendo extremamente popular nos Estados Unidos (responsável por cerca de 1/3 das vendas em sua categoria),Canadá, Grécia, Espanha, Brasil, Portugal e Venezuela. A marca representa 22% das vendas da divisão Adams, sendo o chiclete sem açúcar mais vendido do mundo, faturando algo superior a US$ 1.6 bilhões todos os anos.
O Trident Sensations, escolhido para a análise semiótica, chegou aos pontos-de-venda de todo o Brasil em 2011, e foi o carro-chefe da marca naquele ano. O produto inicialmentecomercializado com dois sabores, hoje já possui 4 sabores. O grande diferencial é o seu formato em camada tripla: duas camadas de goma sabor frutado com o centro suave e cremoso de outra fruta. A embalagem, em formato de estojo com sete unidades, traz o conceito de praticidade e a modernidade buscada pelos consumidores de Trident.
Trident Sensations, um produto extremamente saboroso, chegou ao Brasil comum histórico de sucesso: o produto superou todas as expectativas de vendas nos Estados Unidos. Aqui, o lançamento foi anunciado com exclusividade para os fãs da marca no Facebook. A Fan Page TridentBrasil já ultrapassa 70 mil seguidores e está entre as maiores do país. As ações de marketing incluem ainda sampling com quatro milhões de unidades de produtos, campanha em veículos de televisão, mídiaexterior, internet, impresso, material promocional e ações de imprensa.
Para facilitar a nossa análise, decidimos decompor a embalagem em camadas, onde, camada 1 é o filme plástico envoltório, camada 2 é a caixinha de papelão impresso e camada 3 é o papel laminado que envolve o produto.
Seguindo a teoria de Peirce, relatada no texto de Lucia Santaella, o signo possui natureza triádica,podendo ser analisado em si mesmo (signo+fundamento), na sua referência àquilo que ele indica (signo+objeto) e nos tipos de efeitos que está apto a produzir nos seus interpretantes (signo+interpretante).
E é dessa forma que dividiremos e abordaremos a nossa análise.

CAMADA 1
signo + fundamento
Quanto aos aspectos qualitativos, em primeiridade a camada 1 transmite a sensação de proteção,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise semiótica de embalagens
  • Analise semiótica embalagem johnson’s®
  • ANALISE SEMIÓTICA COMPARATIVA DAS EMBALAGENS DELL VALLE E SUFRESH
  • ANALISE SEMIOTICA
  • Análise Semiótica
  • Análise Semiótica
  • Analise semiotica
  • Analise Semiotica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!