"Análise semiótica da peça "Contos de Melissa - Branca de Neve"

Páginas: 3 (685 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2012.1
DISCIPLINA: SEMIÓTICA E ESTÉTICA DA COMUNICAÇÃO
DOCENTE: LILIAN MUNEIRO

CAMPANHA “CONTOS DEMELISSA”

ANDRESSA DANTAS
NATAL/RN - 2012

ANÁLISE SEMIÓTICA DA PEÇA “CONTOS DE MELISSA – BRANCA DE NEVE”
A Melissa é uma marca de calçados feitos essencialmente de plástico produzida pelaGrandene, lançada em 1979. Seu sucesso é devido as técnicas de merchandising aplicadas na novela “Dancin’ Days” da Globo, onde as atrizes principais usavam os produtos Melissa nas cenas, e da conquista dopúblico infantil com as “Melissinhas”.
Pelo fato de serem de plástico, os calçados Melissa, apesar de famosos, nunca foram considerados produtos de muita qualidade. Nos anos 2000, a marca fez uma grandereforma nas suas técnicas de marketing e chamou vários artistas e grandes nomes da moda para assinarem as novas criações e projetos. Criou-se, assim, um status de item fashionista para um produto queera comumente associado como popular. O público-alvo foi direcionado especificamente para adolescentes e jovens mulheres antenadas com a moda e as atualidades.
Visando exatamente enunciatáriosdessa faixa etária, foi criada a campanha “Contos de Melissa”, onde contos de fadas clássicos passam por uma releitura de acordo com os padrões das consumidoras dos produtos Melissa: jovens modernas depersonalidade e estilo.
No caso, a propaganda dessa campanha que será analisada é baseada no conto da Branca de Neve. Na história original, a Branca de Neve é uma linda princesa que é envenenada pelabruxa malvada com uma maçã por ser a “mais bela de todas”. Velada por seus amigos anões, apenas é salva pelo beijo do príncipe encantado.
Os enunciatários dessa propaganda, ou seja, os profissionaisque a planejaram, partem da ideia de dar a esse conto uma versão mais contemporânea. A primeira coisa que se observa no enunciado é a Branca de Neve da Melissa deitada de maneira casual em uma cama...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!