Análise Semiótica Blade Runner

Páginas: 9 (2074 palavras) Publicado: 14 de julho de 2014
Universidade Presbiteriana Mackenzie








Analise do filme Blade Runner





Bruno Picanço
Giovanna Lopes
Giulia Amabile
Luís Guilherme Amorim
Suzan Vieira








São Paulo
2012
Universidade Presbiteriana Mackenzie








Analise do filme Blade Runner




Trabalho de graduação da disciplinaMetodologia Cientifica sobre análise
do filme Blade Runner






Prof.Doutora Denyse Cantuária





São Paulo
2012
Blade Runner, o caçador de andróides é um filme de ficção científica produzido nos anos 80 e que retrata a Terra no Séc. XXI (2019), mais precisamente Los Angeles, que sofreu muitas modificações. Há umasuperpopulação desorganizada que vive nos inúmeros arranhas céus decadentes da cidade. O clima relatado é totalmente diferente com a escuridão e chuvas ácidas na maior parte do dia, ocorridas devido às grandes quantidades de poluição que o mundo passou.
A Terra tem contato com outros planetas e passa a colonizá-los e por isso cria um tipo de robô para realizar essa tarefa que visualmente são idênticos aoser humano com uma enorme agilidade física e inteligência e depois de um tempo aparentam ser até mais espertos que eles.
Esses robôs perigosos eram do tipo Nexus 6, os chamados replicantes, definidos no filme como “mais que humanos que humanos”, fabricados pela Tyrel Corporation e que após se rebelarem em um sistema estelar e fogem para a Terra para encontrar seu criador com a intenção dedescobrir se há alguma maneira que prolongar o seu tempo de vida que já está se esgotando. Isso porque esses andróides tem o tempo de vida limitado de 4 anos.
Assim, um Blade Runner, que é uma pessoa especializada em caçar os replicantes é convocado para destruir esses invasores no planeta, pois são perigosos para a raça humana.
Um ex blade runner foi convocado, Rick Deckard, sendo que no momentoque foi convocado ele não tinha escolha. Se desenrolando a partir daí uma busca pelos andróides “rebeldes”, ou seja, aqueles estavam na terra sem autorização.
O filme retrata que esses robôs parecem adquirir cada vez mais características humanas, enquanto os próprios seres humanos, vão perdendo-as, ocorrendo assim uma troca de valores. E que todos os presentes no filme estão em busca de uma própriaidentidade, pois ela foi se perdendo a partir do momento que os humanos passam a criar suas próprias réplicas.
Daí já se pode analisar diversas coisas postas pelo filme. Começando pelo cenário deplorado, fruto de uma sociedade pautada no capital, que se mostra viver de uma forma insustentável à longo prazo, resultando num ambiente obscuro, sujo e desorganizado, servindo de critica para a formaque as sociedades atuais vivem e que estão sujeitas caso escolham continuar vivendo deste modo.
No pano de fundo desse cenário degradado, há uma exagerada exibição de imigrantes que habitam Los Angeles, imigrantes, sobretudo, asiáticos que se concentram no setor terciário inferior, setor este hiper-atrofiado pela excessiva mão de obra desqualificada. Não é a toa que o filme mostra essescontingentes populacionais trabalhando em feiras, ruas e becos na cidade. Mostrando talvez como futuramente seria os Estados Unidos em meio há tantos imigrantes que recebe ano após ano.
Essa caracteristica cosmopolita do filme é acentuada se for analisada a forma como é contextualizado o pernagem principal (Rick Deckard), na trama. Típico cidadão de uma grande cidade. Cercado por engrenagens cibernéticascolossais, mas paradoxalmente ao mesmo tempo em que vive rodeado por uma rede plena de sistemas tecnológicos, encontra-se em uma existência vazia e sozinha. Característica esta marcante de um sujeito do futuro. Que por mais repleta de coisas sua vida esteja imersa, não consegue suprir o imenso buraco no âmago de seu ser descentrado. O blade runner Dackard, é um típico sujeito pós-moderno, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise blade runner
  • Análise blade runner
  • Análise
  • Análise seniótica do filme blade runner
  • Análise Crítica
  • Analise do filme blade runner
  • Blade Runner
  • Blade runner

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!