Análise russia-brasil

Páginas: 2 (275 palavras) Publicado: 25 de março de 2013
Análise Dilema do Prisioneiro

Em junho de 2011, a Rússia impôs uma restrição que impedia a importação de carne de três estados brasileiros (Paraná, RioGrande do Sul e Mato Grosso) ao país, já que faziam uso de uma substância (ractopamina) para acelerar o crescimento do gado.
Em troca para retirar o embargo,Vladimir Putin e o primeiro-ministro Dmitri Medvedev propôs para que, se Dilma Roussef quisesse voltar a exportar carne à Rússia, teria que fazer a compra dearmamentos russos.
O Brasil por não ser um país que investe muito em sua área de proteção militar teve isso visto como uma brecha pela Rússia, para forçar um acordo,sendo que só assim a restrição da carne seria retirada. Os dois países assinaram um acordo, que seria uma cooperação na área de defesa antiaérea, que deveresultar na compra, pelo Brasil, nos próximos anos, de baterias antiaéreas russas.
A Rússia também está usando esse acordo feito com o Brasil como uma porta deentrada para a venda de armamentos para os países da América Latina.
Analisando a relação Brasil-Rússia com o dilema do prisioneiro, percebe-se uma estratégiaTit-for-Tat, em que a restrição imposta pelos russos foi uma retaliação ao Brasil pelas dificuldades impostas para a Rússia nas negociações para a OMC.
É umaforma vingativa de se lidar, e dar o troco na mesma moeda. Como após a retaliação o oponente (Brasil), se comportou bem, fazendo o possível para ser perdoado, aRússia se engaja num comportamento cooperativo, e cai num jogo de não soma-zero, em que as negociações podem trazer ganhos para todos, mesmo que sejam assimétricos.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brasil russia
  • BRASIL E RÚSSIA
  • brasil russia
  • Comercio Bilateral Brasil e Russia
  • A economia da Russia e do Brasil
  • Bric (brasil, rússia, índia e china)
  • Internet na Russia, Brasil e Estados Unidos
  • Aula-tema 08: contextualização e análise comparativa do crescimento econômico dos países do brics – brasil,...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!