Análise questões enade psicologia

Páginas: 8 (1809 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
Análise
Questões ENADE
Questão 01
A opção que decidimos apontar como correta foi letra “C”.
De acordo que o conteúdo estudado em sala pode se afirmar que a psicologia, desde o seu surgimento como campo específico do saber, vem sendo desenvolvida por teóricos de diversas áreas. As discussões ao longo desse semestre estiveram sempre permeadas pela frase: “Quem afirma algo, afirma de algumlugar”. Isso por si só já evidencia a complexidade epistemológica e metodológica da psicologia. Assim parece natural que ao participar do diálogo inter, multi e transdisciplinar ela vá reconstruindo as fronteiras de sua identidade. No trecho que se segue fala de como a psicologia se “movimentou” ao adentrar no contexto hospitalar:
A implementação de uma área nova dentro da psicologia suscitou autilização de recursos técnicos e metodológicos de diversas áreas do saber psicológico, não se restringindo apenas a clínica, mas também a organizacional, social e educacional (Fongaro e Sebastiani,1996).
Quanto as demais alternativas podemos afirmar que:
A) Está incorreta por afirmar que outros saberes possuem maior segurança metodológica. As dicotomias epistemológicas da psicologia, longe deconstituírem um problema, são certamente fator de enriquecimento desse campo do saber.
B) Está incorreta ao dizer que a psicologia possui um epistemologia única. “A história da psicologia, a rigor, não existe, ao menos no singular.” Luiz Claudio Figueiredo.
C) CORRETA.
D) Incorreta por negar a importância do diálogo inter, multi e transdisciplinar e ainda por afirmar que o saberpsicológico está pronto, acabado não cabendo novos avanços.
E) Incorreta, o diálogo inter, multi e transdisciplinar não pode estar centrado no discurso epistemológico das ciências exatas. Quando debatemos não podemos ignorar outros aspectos, apenas damos ênfase a um lado.
Questão 02

Esta questão relaciona-se com a matéria quando trata da complexidade e da multipluralidade tanto do campopsicológico quanto das teorias da personalidade. Vimos que muitas são as psicologias, como também, consequentemente, muitas serão as teorias dentro dela, inclusive as da personalidade.

1) A conceituação de personalidade retrata a complexidade do campo do saber psicológico. A personalidade pode ser definida como o conjunto das características da pessoa que explicam padrões consistentes desentimentos, de pensamentos e de comportamentos. As teorias de personalidade são estudadas em uma perspectiva pluralista. Sobre as teorias de personalidade, as seguintes afirmativas são feitas:

I. As teorias cognitivas reforçam a visão da personalidade como um sistema ativo de processamento de informações sobre si e sobre o mundo, uma vez que não é possível abordar cognitivamente as emoções.
II. Asteorias psicodinâmicas descrevem a personalidade como um sistema energético marcado por forças conscientes e inconscientes, que, em conflito não resolvido, podem levar aos sintomas psicopatológicos.
III. As teorias humanistas colocam em relevo as características emergentes e irredutíveis do homem, propondo o foco na experiência psicossocial e na cultural, como fontes determinantes daconstituição da pessoa.
IV. A psicologia evolutiva descreve a personalidade como uma função biopsicológica, com traços geneticamente herdados, cujas características foram selecionadas pela interação com o ambiente evolutivo de adaptação.

Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e II. B) I e IV. C) II e III. D) II e IV. E) III e IV.

I: FALSA: É possível estudar as emoções dentro da teoriacognitivista, áreas do cérebro, por exemplo, como o sistema límbico.
II: CORRETA.
III: FALSA: O termo “características irredutíveis do homem” não corresponde á teoria humanista, tendo em vista sua fundamentação fenomenológica. Não se pode dizer que estes são os determinantes (cultura e psicossocial), segundo a teoria humanista.
IV: CORRETA.

RESPOSTA: Alternativa D.

Questão 03

A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise das questões de farmácia enade 2013
  • Questões do enade
  • Questoes do Enade
  • Questões Enade
  • as questoes do Enade
  • Questões Enade
  • questoes enade
  • questoes do enade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!