Análise Psicológica do Filme Provocações

Páginas: 7 (1657 palavras) Publicado: 5 de março de 2014
O filme retrata uma família formada por Ted Cole, premiado escritor de estórias infantis que parece egocêntrico e excêntrico, sua esposa Marion e a filha Ruth de cerca de quatro anos. O casal teve mais dois filhos, que morreram num acidente de carro respectivamente aos 17 e 15 anos.
Cole contrata o jovem estudante Eddie, filho de um ex-professor dos garotos mortos, para ser seu assistentedurante o verão. Eddie é parecido com seu filho mais velho. Para o jovem, que anseia por ser escritor, parece uma ótima oportunidade. Logo ele percebe que não há muito trabalho a se fazer. Na verdade, Eddie vira seu motorista, já que Cole não pode dirigir, pois teve sua carteira cassada.
O casal vive um casamento em crise. Cole propõe a Marion que deveriam tentar ficar separados, temporariamente deforma experimental. Ele aluga um pequeno apartamento na cidade e eles se revezam, cada noite um deles fica no apartamento e o outro na casa da família. Marion nada fala, aceita.
A esposa de Cole mostra carregar o sofrimento constante e uma grande apatia devido à morte dos dois filhos do casal. Mesmo que junto com Cole tenha tentado recomeçar a vida, em um lugar diferente e tendo outra filha,Ruth, nada parece fazer mais sentido para Marion. A casa da família se transformou em quase um museu de fotografias onde as imagens dos falecidos Thomas e Timothy sufocam e se tornam obsessão de todos. Ruth venera os irmãos que não conheceu em pessoa, prestando-lhes rituais diários de atenção a todos os detalhes de todas as fotos, cerimônia incentivada por Ted Cole, que se mostra um pai carinhoso.Marion diz em certa cena que ter tido a filha Ruth foi um erro, que não deveria ter acontecido, revela que não consegue ser mãe para a menina.
Eddie se apaixona por Marion, a esposa em estado permanente de solidão e tristeza se torna o objeto de desejo de Eddie, que é incentivado por Cole. O desejo sexual do virgem Eddie envaidece Marion por saber que alguém "ainda pensa nela". Marion surpreendeEddie se masturbando ao olhar seu conjunto de lingerie. Marion acaba por iniciar sexualmente o estudante. O envolvimento com Eddie parece ser uma fuga para Marion, um refugio por instantes dos pensamentos que a atordoam e realmente lhe paralisam. A cena em que Eddie pergunta como foi a morte dos seus filhos é reveladora, Marion não atende, durante horas, nem ao chamado de sua filha, com o olharparado em um lugar qualquer, completamente alheia à realidade mostra quanto é grande seu sofrimento e a incapacidade de lidar com sua perda.
E cada um tenta a sua maneira o refúgio próprio. Cole não aparenta culpa alguma nas suas incursões sexuais. As modelos de suas pinturas, é Cole que ilustra seus próprios livros, são também suas amantes. Sobre as pinturas de Cole, Marion comenta com Eddie queele costuma iniciar pintando mãe e filha juntas, depois passa a pintar a mãe sozinha, depois segue o roteiro de pinturas aa, bbb, ccc, ddd, e degradação.
Marion permanece distante de Ruth enquanto Cole teme ela queira pedir a guarda da filha na justiça. A menina parece sentir a falta da mãe e há cenas em que chora e chama por esta.
Marion decide ir embora, diz para Eddie que já ficou tempodemais. Aproveita um momento em que Cole não está em casa e manda a filha sair com Eddie, retira todas as fotos dos filhos e pega também os negativos das fotos para levar consigo. Quando ela está no carro indo embora encontra com Cole que está chegando, ambos se olham e se tocam por algum tempo, mas não trocam nenhuma palavra, ela se vai.
Após Marion ir embora é que Cole percebe que ela levou asfotos, fica furioso, pois diz que eles também eram seus filhos e que tem direito a metade delas. Eddie diz que não sabe para onde Marion foi e que ela não pretende requerer a guarda de Ruth. Cole se mostra surpreso e até indignado questionando que “tipo de mãe não quer a filha”.
Cole manda Eddie embora de sua casa. Antes que Eddie se vá Cole conta como foi o acidente que vitimou seus filhos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do filme: “BULLYNG
  • Analise psicologica do protagonista de filme.
  • Análise psicológica do filme preciosa
  • analise psicologica dos filmes
  • Análise psicológica do filme Premonição
  • FILME CHOCOLATE
  • Análise psicológica do filme K-PAX
  • Análise psicologica do filme Gênio Indomável

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!