Análise por regressão linear simples

Páginas: 7 (1594 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2012
ANÁLISE POR REGRESSÃO LINEAR SIMPLES

RESUMO


Este estudo refere-se à compreensão da utilização da Regressão Linear Simples como técnica matemática para favorecer relação proporcional entre duas variáveis em observação. Em estatística, regressão linear é um método para se estimar a condicional (valor esperado) de uma variável y, dados os valores de algumas outrasvariáveis x. A regressão, em geral, trata da questão de se estimar um valor condicional esperado. A regressão linear é chamada "linear" porque se considera que a relação da resposta às variáveis é uma função linear de alguns parâmetros. Os modelos de regressão que não são uma função linear dos parâmetros se chamam modelos de regressão não-linear. Para se compreender adequadamente o uso desse conceitomatemático foi proposto uma situação hipotética abangendo dados aleatórios para serem equacionados e representados graficamente por uma regressão linear simples.




Palavras-chave: variáveis; relação; equação; gráfico linear


1. INTRODUÇÃO


Existem várias técnicas relacionadas à estimação de eventos. Estimar significa desenvolver uma relaçãoentre fatores em que é possível um sofrer influência do outro. A regressão Linear Simples se apresenta como uma técnica de estimação que compreende a análise de dados amostrais para saber se e como duas ou mais variáveis, no caso da Regressão Linear simples, duas variáveis, estão relacionadas uma com a outra em uma população.

O objetivo desse estudo é centrar na relação entre duasvariáveis. A análise dessa relação deve resultar em um número que por certo irá resumir o grau de relacionamento entre as variáveis. Na análise da regressão encontra-se como resultado a demonstração de equação matemática de natureza funcional e biunívoca, já que está relacionada a duas variáveis.

A equação matemática deve descrever o relacionamento entre as variáveis, sendo usada paraestimar ou predizer, valores futuros de uma variável quando se conhece ou se supõe conhecer valores da outra variáveis.

Esta análise de relação entre variáveis é significativa em muitas áreas do conhecimento humano e em muitas atividades laborativas. No campo da administração, medicina, agricultura, economia apresenta caráter de predição, sendo instrumento por excelência para verificaros fenômenos envolvidos entre grandezas relacionadas a estas áreas.

O propósito maior nesse estudo é apresentar a Regressão Linear Simples como a representação matemática, através de uma equação que descreve substancialmente o comportamento relacional entre as variáveis presentes na verificação de um fenômeno observado.




2. APLICAÇÃO DA REGRESSÃO LINEAR SIMPLESA Regressão Linear simples analisa as variáveis em estudos não apenas em sua natureza quantitativa, mas essencialmente no comportamento qualitativo das mesmas. Muitas vezes observa-se não apenas se existe associação entre duas variáveis quantitativas x e y, mas também uma hipótese a respeito de uma provável relação de causa e efeito entre variáveis. Cauda e efeito é o que se pode definir comoverificação qualitativa da relação entre as variáveis.

Se y “depende” de x. Neste caso, y é chamado de variável dependente ou variável resposta e x é chamado de variável independente ou explanatória que, na linguagem epidemiológica, é denominada “fator de risco”. Na forma de regressão mais comumente utilizada, a regressão linear, tem-se a hipótese de que o valor de y depende do valorde x e expressa-se matematicamente esta relação por meio de uma equação, assumindo que a associação entre x e y é linear, ou seja, descrita adequadamente por uma reta.

Quando se tem uma variável resposta y e uma variável explanatória x a regressão é dita simples. Quando temos uma variável resposta y e mais de uma variável explanatória, x1, x2, x3... a regressão é chamada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Regressão linear simples
  • Regressão linear simples
  • REGRESSÃO LINEAR SIMPLES
  • Modelo de regressão linear simples
  • Aplicacao da Regressao Linear Simples
  • Regressao linear simples
  • Regressão linear simples
  • Análise de regressão linear multipla

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!