Análise poema- pablo neruda

Páginas: 3 (506 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
álise UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR

ALUNA: Milena Francio
TURMA: 2LN
DISCIPLINA: Teoria da Poesia
PROFESSOR: Wellington Fiorucci

ANÁLISE DO POEMA: "CHEGAM PELAS ILHAS(1493)" de Pablo Neruda

O poema intitulado Chegam pelas ilhas (1493) foi escrito por Pablo Neruda e faz parte do livro “Canto Geral”. Chegam pelas ilhas (1493) apresenta 26 versos livres,constituído, na sua maior parte, de rimas brancas; composto por três estrofes.
Ainda na análise estrutural, também há a ruptura de muitos versos, onde a ideia de um verso só é completada no verso posterior(enjambement). O poema possui ritmo, principalmente devido às repetições dos fonemas vocálicos /a/ e /i/, ou seja, a assonância. Na primeira estrofe do poema, o autor trata, de forma lírica, a chegadados espanhois à América Central e, na sugunda e terceita estrofes, das consequências desse fato histórico.
Muito conhecido por seus poemas de temáticas amorosas, Neruda também é um grande expoente naprodução poética de cunho social. No poema em questão, o tom utilizado pelo eu-lírico é um tom crítico, de denúncia à um fato histórico de grande relevância na história da humanidade.
Acolonização espanhola das Amércias teve início com a chegada de Cristóvão Colombo, em outubro de 1492, na parte central do continente. O descobridor desembarcou, primeiramente, na ilha de Guanahani, que hojepertence ao arquipélago das Antilhas, mais precisamente nas Bahamas.
O poema tem um tom de abatimento por causa da repetição dos fonemas nasais. Além disso, repetem-se palavras que remetem à angústia:carniceiros, desolaram, martírios, ferida, frágil, morte, amarrados e feridos, queimados, abrasados, mordidos, enterrados, etc.
O poema possui metáforas para se referir ao conquistador e aoconquistado. O eu - lírico utiliza o termo carniceiros para denominar os colonizadores e a carnificina que nas terras do Novo Mundo promoveram e filhos da argila designando os nativos, que na América...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poemas de Pablo Neruda
  • Poemas de Pablo Neruda
  • Pablo neruda
  • Pablo neruda
  • Pablo neruda
  • Pablo Neruda
  • Pablo neruda
  • Pablo neruda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!