Análise organizacional a partir dos processos de trabalho

Páginas: 5 (1213 palavras) Publicado: 10 de maio de 2011
Análise organizacional a partir dos processos de trabalho
Considerações preliminares
Gustavo F. Bayer
Toda reflexão conceitual depara-se com o problema da compatibilização entre a necessária simplificação generalizante do seu objeto e a igualmente necessária aplicabilidade prática dos modelos assim construídos, fazendo com que abstração e concretude apresentem-se como imposições não facilmenteconciliáveis. No campo da administração isto se apresenta na tendência a um tratamento genérico e indeterminado do seu objeto – “a” organização – enquanto a ação administrativa, que deveria ser orientada pelos modelos conceituais assim construídos, ocorre em estruturas sempre especificamente determinadas por suas condições operacionais.
Um caminho para minimizar tais dificuldades é construirmodelos conceituais que permitam sua contextualização histórica e específica ao serem aplicados. Abdica-se parcialmente da abstração generalizante para conquistar-se aplicabilidade prática. Essa é a tendência ao trabalhar-se com tipologias. O perigo nesta abordagem está em que dificilmente se conseguirá passar da abstração para a concretude: ao encaixar-se um “caso” em determinado tipo, ele tende aser descrito e “analisado” a partir das características já antecipadamente estipuladas para aquele tipo – o que leva a um tratamento ainda mais vago quando o caso é tratado como combinação entre diferentes tipos.
Retomando a procura de uma base conceitual que não pressuponha conclusões analíticas, poder-se-ia trabalhar com um conceito de organização como “estruturação de processos de trabalho comobjetivos predeterminados, em geral a partir de relações de propriedade ou de controle dos recursos operacionais”. Tal conceituação permite analisar como cada uma das suas expressões se configura em diferentes contextos históricos, assim como procurar captar a dinâmica concreta do movimento em organizações específicas.
Crucial aqui é que o objeto não é mais “a” organização, mas os processos detrabalho lá organizados, que são claramente determinados por suas condições de operação. Isto leva à necessidade de uma análise conceitual prévia das características históricas destes processos de trabalho, cuja combinação concreta será a chave para a compreensão de organizações específicas.
Nesse contexto é necessário usar a já clássica diferenciação entre trabalho direto e trabalho indireto. Emprincípio o trabalho direto é entendido como envolvendo atividades diretamente ligadas à produção, enquanto o trabalho indireto se refere, grosso modo, à manutenção das condições para o desenvolvimento do trabalho direto. Um dos aspectos mais interessantes dessa diferenciação é que ela permite identificar diferentes critérios de racionalidade regendo cada um destes tipos de trabalho:
por suaobjetividade claramente determinada no sentido da maximização do seu resultado, o trabalho direto é regido pelo critério da eficiência na sua obtenção: a produtividade;
já o trabalho indireto tem uma referência mais vaga, apontando para a busca de manutenção da regularidade nas condições de operação do trabalho direto, sendo assim regido pelo critério da eficácia em tal prevenção.
Esta diferenciaçãoentre os critérios de racionalidade, por seu lado, permite identificar padrões também claramente diferenciados nas relações destes dois campos do trabalho com a gerência, especialmente no atual contexto capitalista:
o critério da eficiência leva a que o trabalho direto tenda a ser submetido a programação e controle, por parte de quem detenha a propriedade ou o controle dos recursos operacionais,com a menor margem possível de desvios. Sua expressão radical é a substituição do “trabalho vivo” (humano) pelo “trabalho morto” (mecanizado/automatizado), evidenciando a tendência à passividade no trabalho;
já a eficácia do trabalho indireto, por resultar de prevenção, tende a depender de suas próprias iniciativas, antecipando-se e reagindo a possibilidades de perturbação das regularidades a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de Qualidade nos Processos Organizacionais
  • ANALISE ORGANIZACIONAL DE PROCESSOS
  • Analise organizacional e de processos
  • Analise organizacional e de processos
  • Análise do processo organizacional
  • Trabalho estrutura processos organizacionais
  • Trabalho de Analise Organizacional
  • Trabalho de Análise Organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!